Coluna

2024 será teste para União, PP e Republicanos por apoio a Lula

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 20 de novembro de 2023

A base para qualquer partido avançar na conquista de cargos nos legislativos e executivos começa na eleição municipal, e serve como termômetro para avaliar o humor do eleitor sobre os partidos, seja de direita ou esquerda. A eleição de 2022, além de acirrada, mostrou um país dividido, não só ideologicamente, mas sobretudo que o PT e seus associados, estão em dívida com a parcela mais esclarecida da sociedade. A tendência é que na eleição de 2024 para escolher prefeitos, vices e vereadores, essa desconfiança se manifeste nas urnas. Será um teste para o União Brasil de Ronaldo Caiado, Republicanos e PP, legendas que cresceram suas bancadas com o discurso marcadamente de direita. Mas, bastou o presidente Lula acionar o “toma lá dá cá” que “essa direita de oportunidades” se acomodou na esquerda, desdizendo tudo que pregou nos palanques. A pergunta que fica é: Ronaldo Caiado (UB), Alexandre Baldy (PP) e Roberto Naves (Republicanos) terão argumentos convincentes para justificar ao eleitor que eles continuam firmes no espectro à direita? Outro desafio é a formação de palanques. No caso de Goiás, a força do governador Ronaldo Caiado será determinante em formar alianças com UB, PP e Republicanos.

Longo caminho até 2026

A partir de fevereiro, Caiado vai dedicar mais à agenda política. Ele quer ouvir lideranças e colher informações sobre os 246 municípios, principalmente em cidades que têm dificuldades para chegar a um consenso. “O governador e seu vice, Daniel Vilela, trabalham para evitar rupturas dentro da base, afinal, o apoio ao governo é quase 100% dos municípios”, conta um prefeito aliado. Quem for cobrar do governador apoio onde estão divididos, vão receber um sonoro não.

Continua após a publicidade

Anápolis dividida

 Anápolis é um dos exemplos onde a base Caiado-Daniel está dividida e o prefeito, Roberto Naves (Republicanos) tende a lançar um nome de seu grupo. Se não houver união entre MDB, UB, e Republicanos, será muito difícil derrotar o petista apoiado por Lula, o deputado estadual Antônio Gomide.

Agenda de Naves

O prefeito de Anápolis e presidente do Republicanos em Goiás, Roberto Naves está com a agenda abarrotada, tanto administrativa quanto política. Ele que acelerar a conclusão de obras iniciadas e abrir novas frentes de serviços. Na agenda política, além da formação de chapas do Republicanos no Estado também articula alianças em Anápolis.

Mudanças de siglas

A partir de janeiro tem início a temporada de acordos para mudanças de partidos com vistas à eleição para prefeito e vereador. Muitos postulantes a disputar uma vaga no legislativo e executivo, afivelam as malas para embarcar em outra legenda.

Waldir da Fokus

O pré-candidato a prefeito de Aragoiânia, empresário Waldir Rios, mais conhecido politicamente como Waldir da Fokus (Podemos), mantém uma extensa agenda de conversas com lideranças políticas da cidade, mas principalmente, as pessoas mais humildes nos bairros distantes. O empresário vai dar trabalho aos velhos políticos encastelados na prefeitura de Aragoiânia.