GOIÂNIA-GO
{{tempo.temperatura}}°

coluna Xadrez

Paço aguarda números melhores para flexibilização do setor produtivo

Publicado por: Rubens Salomão | Postado em 09 de julho de 2020
Campanha de publicidade assinada por entidades ligadas ao comércio valoriza o esforço feito até agora e elogia o isolamento realizado, mas cobra início do processo de flexibilização em Goiânia| Foto: Takeshi Gondo

Membros do Comitê de Crise da prefeitura de Goiânia sobre ações contra a pandemia de coronavírus não cravam, mas as conversas nesta semana com empresários e Secretaria Municipal de Saúde indicam que a expectativa do setor produtivo, de retomar atividades na segunda-feira (1), será frustrada. Campanha de publicidade assinada por entidades ligadas ao comércio valoriza o esforço feito até agora e elogia o isolamento realizado, mas cobra início do processo de flexibilização na cidade. “Se fosse para iniciar qualquer flexibilização hoje, não seria possível. Nós continuaremos as conversas com base em análises diárias”, define o secretário de Desenvolvimento Econômico, Walison Moreira. A avaliação no Paço depende de três fatores básicos: disponibilidade de leitos de UTI, taxa de evolução dos casos e o engajamento da população e das empresas com as medidas de combate à pandemia.

Diálogo constante

Mesmo com o recente alinhamento, empresários mantêm pressão sobre o governo estadual na busca por mais flexibilização de atividades. Novas propostas foram feitas, desde o recuo do governador sobre decreto com novas restrições.

Na mesa

As medidas apresentadas pelo setor produtivo continuam na mesa do Centro de Operações de Emergência (COE) e os empresários aguardam resposta para logo.

Agilidade

“A gente espera que alguma coisa, uma decisão, saia nessa semana para que possa abrir na semana que vem, a partir de segunda-feira”, conta Edwal Portilho, o Tchequinho, presidente executivo da Adial Goiás.

Entrega feita

O governador Ronaldo Caiado postou vídeo com o deputado federal e médico, Zacharias Calil (DEM), ao receber emenda no valor de R$7,9 milhões para a Secretaria de Saúde. Chamou o parlamentar de “estrela” da bancada goiana.

Interesses

O deputado havia reclamado, em reunião da Comissão Externa sobre coronavírus da Câmara Federal, que nunca foi chamado para qualquer reunião do governo sobre a pandemia, mas que “na hora de receber emenda todo mundo queria”.

Bola rolando

A definição sobre o retorno dos treinos dos clubes de futebol profissional deve sair do encontro de hoje do Centro de Operações de Emergência. Médicos do Atlético e do Vila Nova vão apresentar “protocolos” para a retorno das atividades.

Ausência

Diante da falta de estrutura da Amma para atender a alta demanda, o Ministério Público recomendou ao Comando-Geral da Polícia Militar para a obrigatoriedade de atendimento atender ocorrências relativas à poluição sonora e barulho.

Atuação

O documento orienta que o policial militar registre Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e até conduza o autor do barulho e a vítima à delegacia de polícia.

CURTAS

- Lincoln Tejota e Virmondes Cruvinel (Cidadania), pré-candidato a prefeito, se reúnem amanhã com pré-candidatos a vereador.

- A intenção é fortalecer chapa na capital. Na sexta-feira (29), o vice-governador terá reunião com líderes estaduais do partido.

- O Hemocentro colhe doações de sangue na sexta-feira no Serviço Social da Indústria da Construção no Estado de Goiás (Seconci).

 

Seja o primeiro a comentar

Fazer comentário

Acesse sua conta para comentar, é rápido e gratuito.

Inscreva-se na newsletter e receba

conteúdo exclusivo

Digite aqui o que deseja pesquisar