09 de novembro de 2020
GOIÂNIA-GO
{{tempo.temperatura}}°

coluna Xadrez

Salada ideológica com PSL e PT contraria deputado

Publicado por: Venceslau Pimentel | Postado em 09 de novembro de 2020
Coligação de candidata à prefeitura de Luziânia não agrada deputado federal - Foto: Reprodução

Venceslau Pimentel

O pragmatismo das forças políticas que sustentam a candidatura da candidata a prefeita de Luziânia, Professora Edna (Podemos), não agradou ao deputado federal Vítor Hugo, por envolver o seu partido, o PSL, em aliança com o PT do ex-presidente Lula. A coligação da atual prefeita que tenta se reeleger vai além, e conta ainda com o PSDB, PTB, PDT e mais seis legendas. “Absurdo”, assim reagiu o ex-líder de Bolsonaro na Câmara, citando que o PSL e o PT estão juntos em mais de 100 idades brasileiras. Vítor Hugo não esconde o desconforto que esse tipo de aliança provoca, quando se sabe do distanciamento ideológico entre as duas siglas, fato que se tornou mais evidente nas eleições de 2018.  

Herança 

Titular da 59ª Promotoria Criminal de Ordem Tributária, o promotor de Justiça, Fernando Krebs, estima em R$ 9 bilhões o valor referente à concessão de incentivos fiscais, ou seja, de renúncia fiscal. Trata-se de um rescaldo dos governos do PSDB. 

Na contramão 

Filiado ao Podemos, partido alinhado ao Palácio do Planalto, o deputado federal José Nelto não cita o nome do presidente Jair Bolsonaro, que anunciou o fim da Lava Jato, mas diz que apoia a força-tarefa. 

Sabatina 

Dando sequência aos debates com os candidatos a prefeito de Goiânia, O Hoje tem encontro, por videoconferência, com o deputado estadual Alysson Lima (Solidariedade), nesta sexta-feira, às 10 horas. 

Restrição 

A competência para disciplinar a concessão de serviços de inspeção veicular a empresas privadas credenciadas junto ao Detran cabe à União e não aos Estados. Esse foi o entendimento do ministro relator do processo no STF, Celso de Mello, tirando essa atribuição da AGR goiana.  

Sem alteração 

Nem mesmo com a reviravolta no caso da investigação de suspeitas de irregularidades que envolvem o Padre Robson, cujas investigações foram arquivadas pela Justiça, deve causar mudança na eleição em Trindade. O prefeitável Doutor Antônio (DEM) continua liderando as pesquisas.  

Campanha casada 

O PSD do prefeitável Vanderlan Cardoso promete estreitar atos de campanha para tentar fortalecer o nome do candidato em Senador Canedo, Fernando Pelozzo, que polariza o processo eleitoral na cidade com o prefeito Divino Lemos (Podemos). 

Carimbado 

A Lei Orçamentária da prefeitura de Goiânia ainda tramita na Câmara de vereadores, mas já foi baixado um decreto, por Iris Rezende, regulamentando que 1,2% da receita de 2021 será empregado na execução das emendas dos 35 vereadores.  

Transparência  

Deve virar lei a criação de um cadastro estadual de boas práticas de gestão pública, contendo informações sobre políticas públicas aplicadas no âmbito do Estado de Goiás. A proposta, da deputada Lêda Borges, deve ir ao plenário da Alego nos próximos dias. 

CURTAS 

- A prefeitável petista Adriana Accorsi é só alegria pelo fato de o governador Ronaldo Caiado ter sancionado a lei que torna pit dogs como patrimônio cultural imaterial de Goiás. 

- O governo estadual monitora o crescimento da indústria goiana, que avançou 2,8% em agosto, registrado pelo IBGE.  

Seja o primeiro a comentar

Fazer comentário

Acesse sua conta para comentar, é rápido e gratuito.

Inscreva-se na newsletter e receba

conteúdo exclusivo

Digite aqui o que deseja pesquisar