12 de novembro de 2020
GOIÂNIA-GO
{{tempo.temperatura}}°

coluna Xadrez

Alexandre Baldy será julgado pela Justiça Eleitoral de Goiás

Publicado por: Venceslau Pimentel | Postado em 12 de novembro de 2020
O ex-auxiliar do governo do PSDB, em Goiás, foi denunciado pelo Ministério Público Federal por crimes de corrupção passiva, fraude a licitação, peculato e organização criminosa| Foto: Divulgação

Em queda 

Goiânia e Anápolis devem perder recursos no repasse de impostos do Estado, em 2021. É o que aponta o Índice de Participação dos Municípios aprovado pelo Coíndice. Mas cabe recurso, já que o índice é provisório e só será aprovado em definitivo em dezembro.

Cofre cheio 

Quem vai comemorar por mais dinheiro no cofre é o próximo prefeito de Aparecida de Goiânia, assim como o prefeitável que vencer a disputa em Rio Verde e Senador Canedo, que registraram ganhos no índice.

Em alta 

Estudo do Tribunal de Contas dos Municípios sobre a evolução da arrecadação do ISSQN em Goiás, de 2016 a 2019, aponta que houve aumento a partir de 2018. Ao final, conclui que eventual substituição do imposto sobre bens e serviços deve considerar essa tendência de crescimento.

Extinção 

Como boa parte dos candidatos a prefeito de Goiânia fala em reduzir impostos, devem ficar de olho no projeto que tramita na Câmara dos Deputados que extingue o ISSQN e cria o IBES (Imposto sobre Bens e Serviços), que terá uniformidade em todo o território nacional.

Na veia 

Sempre ativa nas redes sociais, Iris de Araújo - que já pediu para deixarem Iris Rezende em paz com sua aposentadoria política - avalia que o desenho das urnas projeta ou aniquila um partido, quando estrategistas políticos escrevem torto achando que estão certos. "O resultado pode ser desastroso". 

 Briga boa 

João do Léo (DEM), que tenta se reeleger, e André Pio (PSDB), travam uma disputa eleitoral particular em Pirenópolis, pelos padrinhos que apoiam as suas candidaturas: o governador Ronaldo Caiado e o ex Marconi Perillo. 

 Lá e cá  

O senador Jorge Kajuru é só elogios com a determinação de Jair Bolsonaro, que avisou que nenhum ministro poderá pedir votos para candidatos a prefeito. Mas ele espera que o presidente, que tende a apoiar Celso Russomanno, em São Paulo, faça o mesmo.  

 Aliados 

O repasse de R$ 420 milhões, pelo governo federal, para investimentos na rede de energia elétrica, pelo Ministério de Minas e Energia, motivou Ronaldo Caiado a agradecer Bolsonaro. "Mais uma vez mostra que o presidente está ao nosso lado".

Dobradinha 

Definida como pré-candidata a prefeita tendo como cabeça de chapa Wilder Morais, Nega da Moda viu a chapa ser desmontada. Passou a ser candidata a vereadora e agora faz dobradinha com Morais, vice de Vanderlan Cardoso. 

CURTAS 

-- Inimigo declarado de Rodrigo Maia, o deputado Vítor Hugo cobra do presidente da Câmara a votação de prisão após condenação em segunda instância. 

- O candidato a prefeito do PSDB, Talles Barreto, diz que vai reduzir a tarifa do transporte público, por entender que a Prefeitura tem como arcar com o sistema.  

Seja o primeiro a comentar

Fazer comentário

Acesse sua conta para comentar, é rápido e gratuito.

Inscreva-se na newsletter e receba

conteúdo exclusivo

Digite aqui o que deseja pesquisar