coluna Xadrez

MPF arquiva pedido de adiamento do Enem em Goiás

Publicado por: Venceslau Pimentel | Postado em 15 de março de 2021
A Procuradora da República Mariane Oliveira entende que Goiás "não pode ser tratado de forma distinta do restante do país" - Ilustração: Takeshi Gondo

Venceslau Pimentel

Ao contrário do governo do Amazonas, o Ministério Público Federal em Goiás arquivou pedido de adiamento do Enem no Estado, em razão da pandemia. A procuradora da República Mariane Oliveira entende que tal medida deve definir nacionalmente, com a adoção de um ato quando as peculiaridades de determinada região assim exigir. Para ela, não é caso de Goiás, que “não pode ser tratado de forma distinta do restante do País”. Ontem, a Secretaria de Estado da Saúde anunciou uma segunda onda, com eventual nova cepa do coronavírus de mais fácil disseminação, com a constatação de crescimento acelerado de Covid-19. 

Acamado 

Um dia depois de baixar medidas restritivas de atividades econômicas e sociais em Catalão, o vice-prefeito João Sebba, 69, testou positivo para a Covid, pouco mais de 15 dias da primeira internação do prefeito Adib Elias (Podemos). Os dois são médicos. 

Mistério 

Ainda permanece em segredo a ida do ministro do STF, Gilmar Mendes, e do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, a Anápolis, onde teriam se reunido na casa do empresário Samir Hajjar, pai da médica Ludhmila Hajjar. 

Volta às urnas 

Dez datas foram estabelecidas pelo TSE, de março a dezembro, para a realização de eleições suplementares, em municípios em que o registro definitivo de candidatos a prefeitos tenham sido indeferidos. 

Preservar vidas 

Eleições em meio a pandemia não deixaram um bom resultado para muitas cidades brasileiras, observa a ex-primeira-dama Iris de Araújo, que defendia o adiamento das eleições. 

Cadastro

Para integraliza um banco de dados, o deputado Chico KGL (DEM) propõe criar Cadastro Único Habitacional em Goiás, para acompanhar quem já foi contemplado com programas de moradia popular. 

Deferido 

Após tomar posse, ontem, o prefeito Rogério Cruz disse ter recebido telefonema da Secretaria de Governo da Presidência da República, na quinta-feira, pedindo autorização para transferir para Goiânia pacientes de Manaus. 

À espera 

Com a segunda onda da Covid-19, o deputado Jeferson Rodrigues (Republicanos) aguarda a apreciação do projeto que apresentou em junho do ano passado, que autoriza o governo a requisitar quartos em hotéis para hospedar profissionais da saúde. 

Orientação 

Nem bem esquentou a cadeira de prefeito, Fernando Pelozzo (PSD) já foi acionado pelo Ministério Público para que condicione expedição de alvará para construção a apresentação de plano de gerenciamento de resíduos. 

CURTAS 

- Segunda-feira Rogério Cruz faz a primeira reunião com sua equipe, após tomar posse como prefeito. 

- STF suspende processo de aposentadoria de conselheiro de Tribunal de Contas, que responde por crimes de corrupção. 

 

Seja o primeiro a comentar

Fazer comentário

Acesse sua conta para comentar, é rápido e gratuito.

Inscreva-se na newsletter e receba

conteúdo exclusivo

Digite aqui o que deseja pesquisar