Novo lote de vacina chegará este mês

Anvisa diz que, para que novo lote seja encaminhado às clínicas particulares, é preciso acabar com o estoque atual

Postado em: 05-02-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Novo lote de vacina chegará este mês
Anvisa diz que, para que novo lote seja encaminhado às clínicas particulares, é preciso acabar com o estoque atual

Marcus Vinícius Beck*

Continua após a publicidade

As clínicas particulares de vacinação goianas devem receber ainda este mês estoques de vacina contra febre amarela. A justificativa da Anvisa é de que os imunizantes atuais tem de acabar para que o novo lote seja enviado à rede particular. Até o momento, não há um número preciso acerca da quantidade de doses que ainda estão estocadas, mas, de acordo com a Associação Brasileira de Clínicas de Vacina, “as novas imunizadoras serão distribuídos para atender todos os estados do País”.

Na última semana, Anvisa disse que pediu a importação de 65.400 doses – em embalagens internacional, com informações em língua estrangeira. Os imunizantes disponibilizados na rede privada de saúde são fabricadas pela Sanofi Pasteur, enquanto que as da rede pública por Bio-Manguinhos, vinculado à Fiocruz. Segundo a Sanofi, a importação está em andamento, e a previsão para a comercialização é de aproximadamente 30 dias. 

A Bio-Manguinhos é considerada a maior produtora mundial de vacinas contra a febre amarela. Já a Sanofi é a segunda maior. Além das duas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) autoriza que apenas outras duas instituições produzam a vacina, sendo elas: o Centro Federal Chumakov para Pesquisa e Desenvolvimento de Imunológicos da Academia de Ciências da Russa, e o Instituto Pasteur de Dakar, no Senegal, na África. Mesmo com a diversidade de fabricantes, a imunização que a vacina trará é a mesma. 

Fracionamento

Enquanto a rede particular de saúde espera novo lote de imunizadores para fevereiro, a rede pública já garantiu vacinas para toda a população. O surto de febre amarela em estados da região sudoeste gerou corrida por parte dos cidadãos aos postos de saúde em Goiás. A Secretária Estadual de Saúde afirmou que mais de 95% das pessoas que vivem no estado estão vacinadas. Neste ano, não foi confirmado nenhum caso da doença. No ano passado, uma pessoa morreu. 

A secretaria, ainda, disse que há mais de 80 mil doses de vacinas disponíveis nos postos. Na Central Estadual da Rede de Frio, 150 mil doses estão armazenadas. Em entrevista coletiva na última semana, o secretário de saúde, Leonardo Vilela, declarou que Goiás é apontado pelo Ministério da Saúde como símbolo no combate a febre amarela. Porém, casos da doença no interior do estado não estão totalmente descartados. 

Sintomas

Os primeiros sinais da febre amarela são: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náusea e vômitos. Mas quando a doença está em estágio mais avançado, ela afeta os rins e fígado, além de causar vermelhidão nos olhos e deixar a pele amarelada. (Marcus Vinícius Beck é estagiário do jornal O Hoje, sob orientação do editor de Cidades Rhudy Crysthian) 

Veja Também