Atividades ajudam na luta contra o sedentarismo

Revitalizado no ano passado, Clube do Povo recebe quase três mil pessoas por mês e conta com diversas atividades físicas

Postado em: 17-03-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Atividades ajudam na luta contra o sedentarismo
Revitalizado no ano passado, Clube do Povo recebe quase três mil pessoas por mês e conta com diversas atividades físicas

Gabriel Araújo*

Continua após a publicidade

Práticas de esportes marcam o dia-a-dia do Clube do Povo, localizado na Vila Finsocial, periferia de Goiânia. Dentre as atividades, estão a hidroginástica, ginástica localizada e natação, para adultos, e futebol, capoeira, natação e arte circense, para crianças. De acordo com a prefeitura, as ações do clube ajudam a diminuir a taxa de sedentarismo entre a população local.

Para o professor do clube, Guilherme Gomes de Oliveira, as opções de atividades melhoram a qualidade de vida das crianças. “A natação é uma forma de a criança se manter viva em seu próprio lazer, uma das grandes causas de mortes de crianças é por afogamento. Além disso, tem a iniciação no esporte, onde a criança aprende a ter uma vida mais ativa e a não cair no sedentarismo”, contou.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que o sedentarismo é o quarto maior fator de risco de morte no mundo. De acordo com pesquisa conduzida no ano de 2016, a Organização contabilizou cerca de 5 milhões de mortes relacionadas à falta de atividades físicas. 

Os pesquisadores ainda constataram que três a cada 10 pessoas com mais de 15 anos não seguem as recomendações de atividades físicas, o que representa 1 bilhão e meio de crianças no mundo.

De acordo com a pesquisa, o sedentarismo é responsável por pelo menos 21% dos casos de tumores malignos na mama e no cólon, assim como por 27% dos registros de diabetes e 30% das queixas de doenças cardíacas. A OMS ainda afirmou que, se os casos de sedentarismos forem reduzidos em 10%, cerca de 500 mil pessoas deixariam de morrer todos os anos no mundo.

As pesquisas foram feitas com três grupos distintos: crianças e adolescentes com idade de 5 a 17 anos, jovens e adultos com idade de 18 a 64 anos e homens e mulheres com mais de 65 anos.

Clube

O Clube do Povo foi inaugurado em 2007, com o objetivo de levar atividades esportivas para a população municipal. Em maio do ano passado passou por reforma e foi reaberto, segundo a Prefeitura de Goiânia, a equipe de revitalização trabalhou em 7 piscinas, campos de futebol, quadra poliesportiva coberta, parque de areia, quiosques e da sede administrativa.

De acordo com o diretor do clube, a reforma melhorou os serviços para a população da região que participa das atividades. “Cerca de 700 pessoas frequentam o nosso clube por semana para praticar as atividades esportivas que também incluem ginástica localizada, futebol americano e feminino. Além disso, o clube é aberto para o lazer da comunidade”, afirmou Oliveira.

O clube ainda conta com vagas para a prática de esportes, são 130 vagas para as aulas de natação, futebol e outras atividades. Para efetuar a inscrição, a população deve procurar a secretaria do clube de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Os documentos exigidos são, RG e CPF, 1 foto 3×4 e atestado médico para a prática de esporte. (Gabriel Araújo é estagiário do jornal O Hoje sob orientação do editor de Cidades Rhudy Crysthian). 

Veja Também