Goiânia tem Encontro de Grafiteiros

O evento será realizado durante todo o sábado e todos podem acompanhar a criação dos desenhos

Postado em: 16-06-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Goiânia tem Encontro de Grafiteiros
O evento será realizado durante todo o sábado e todos podem acompanhar a criação dos desenhos

Rafael Melo 

Acontece neste sábado (16) a 2ª edição do Encontro Nacional de Grafiteiros que reúne mais de 80 grafiteiros de Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais e São Paulo. Os artistas se reúnem durante todo o dia, de 9h as 19h, e realizarão a revitalização do muro do Colégio Pré-Universitário localizado na 11ª Avenida, no Setor Leste Universitário. O objetivo do evento é promover a interação entre a arte de rua e a comunidade, dando visibilidade ao movimento do grafite. Além da confecção de desenhos nos muros, será realizado um workshop e os alunos serão contemplados com uma oficina de grafite.

De acordo com o presidente da Associação dos Grafiteiros, Eduardo Aiog, a iniciativa tem como objetivo viabilizar a troca de experiência entre os artistas de diversas regiões, mas sempre com a finalidade de atingir a comunidade. “No primeiro ano, revitalizamos o ginásio de esportes localizado na T-09. Agora vamos dar vida aos muros de uma escola. Alunos, professores, moradores e a população terão conhecimento do grafite, uma arte que também traz mensagens bacanas”, comenta o presidente. As pinturas terão tema livre e serão feitas em todo o muro da parte externa da escola, são aproximadamente mil metros quadrados que cercam todo o quarteirão.

Continua após a publicidade

Para a diretora do Colégio Pré-universitário, Jaqueline Santana Lima, a parceria contribui muito com a escola no sentido da reflexão sobre a arte, liberdade e diversidade. “No início o grafite não era uma arte bem vista pela sociedade e trabalhar essa diversidade é uma coisa pode nos ajudar com a valorização do protagonismo dos alunos, uma prioridade da instituição. Os alunos gostaram da ideia e isso também fez com que diminuísse a questão das pichações indevidas pelas paredes da unidade, fazendo os alunos repensarem sobre a preservação do ambiente em que estão” conta. 

Cerca de 10 alunos já confirmaram a participação na oficina em que pintarão um muro na parte interna da escola. “Acreditamos que a iniciativa tende a contribuir com a autonomia e melhoria de aprendizado dos alunos, é importante que eles se sintam valorizados em suas expressões”, complementa Jaqueline.   

O evento conta com a parceria da Unitintas e Colorgin que disponibilizarão o material para os artistas. O gerente de relacionamento da Unitintas, Rafael Carlos Cruz, lembra que é preciso incentivar a arte, principalmente junto à área a educacional. “Acompanhamos sempre o trabalho dos grafiteiros, que fazem uma arte bonita e rica em conteúdo. Por isso, incentivamos evento como este, que leva uma mensagem otimista a todos e ao mesmo tempo revitaliza parte de uma escola”, ressaltou Rafael, que informou ainda que a instituição estará com estande no local com informações sobre as tintas usadas para o grafite.

Eduardo Aiog ainda esclarece que além da revitalização do espaço que se demonstra em estado de abandono a iniciativa reforça a qualidade educacional da escola de tempo integral que tem muita de aprovação. “A parceria com a escola foi fundamental para disponibilizar o painel coletivo aos artistas plásticos. Apesar da liberdade de criação, os grafiteiros prometem mensagens atuais, como voltadas para a paz e a preservação do meio ambiente. Todos podem acompanhar de perto o trabalho dos artistas”, esclarece o Presidente da Associação dos Grafiteiros.

Beco da Codorna

O espaço, de responsabilidade da Associação dos Grafiteiros de Goiânia, fica localizado na Avenida Anhanguera, ao fundo da Galeria Goiânia Ouro, no Centro de Goiânia. Até a metade de 2014, era ponto de distribuição de drogas, prostituição, habitação de vários moradores de rua e muito entulho de lixo. 

O Beco chamado Attílio Corrêa Lima foi revitalizado com arte após a um grupo de estudantes do curso de Publicidade e Propaganda da PUC-GO, sob a supervisão do Prof. Dr. César Viana, levar um projeto acadêmico das salas de aula para o beco, o “Encontro Cena Urbana”, um evento de música, grafite, skate e comida. Na revitalização o grupo Grafirma Grafitti e Design marcou presença e encontrou no espaço uma oportunidade que ninguém havia enxergado. 

Veja Também