Quinta-feira, 28 de março de 2024

Professora goiana é finalista no prêmio Professores do Brasil

A professora Maria de Fátima Farias, do Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Professor Pedro Gomes, é a representante de Goiás

Postado em: 20-10-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Professora goiana é finalista no prêmio Professores do Brasil

A professora Maria de Fátima Farias, do Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Professor Pedro Gomes, é a representante de Goiás na etapa nacional do 11º Prêmio Professores do Brasil. Ela foi selecionada na categoria Ensino Médio com o projeto Formação Superior e Carreira Profissional.

Além de garantir sua participação na cerimônia final do concurso, que será realizada no dia 29 de novembro no Rio de Janeiro, Maria de Fátima já garantiu como prêmio R$ 7 mil, um troféu e uma placa comemorativa para sua escola.

Continua após a publicidade

Servidora efetiva da rede pública estadual desde 2010, Maria de Fátima é formada em Química e está no Cepi Pedro Gomes desde o ano passado. Nesta escola, ela leciona para turmas do Ensino Fundamental e do Médio.

A educadora conta que o objetivo do projeto Formação Superior e Carreira Profissional foi proporcionar aos alunos do Ensino Médio a possibilidade de conhecer melhor as diferentes profissões e as perspectivas de cada carreira. Para isso foram realizadas palestras com a participação de profissionais de diversas áreas.

“Uma coisa que me chamou a atenção, quando cheguei à escola, foi que mais de 90% dos alunos demonstrava interesse em seguir profissões marcadas pelo status, como Medicina, Direito ou Engenharia e poucos eram aqueles que pensavam nas áreas de Pedagogia ou de Licenciaturas. Mas, na verdade, percebi que poucos tinham conhecimento real sobre os cursos desejados e foi aí que surgiu a ideia do projeto”.

Os selecionados

A etapa Regional selecionou 30 relatos pedagógicos, sendo um representante de cada região geográfica brasileira. Os trabalhos escolhidos estão distribuídos em seis categorias: Educação Infantil (Creche e Pré-Escola), Ensino Fundamental – Anos Iniciais (Ciclo de Alfabetização e 4º e 5º anos), Ensino Fundamental – Anos Finais (6º ao 9º ano) e Ensino Médio.

O prêmio é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) com o apoio de diversas instituições do terceiro setor e da iniciativa privada. A edição 2018 distribuiu R$ 305 mil aos vencedores, que também serão agraciados com viagens educativas pelo Brasil e pelo exterior. 

Veja Também