Celulares adiantam automaticamente para horário de verão

Usuários relatam em redes sociais que a mudança ocorreu na madrugada deste domingo (21)

Postado em: 21-10-2018 às 09h00
Por: Fernanda Martins
Imagem Ilustrando a Notícia: Celulares adiantam automaticamente para horário de verão
Usuários relatam em redes sociais que a mudança ocorreu na madrugada deste domingo (21)

*Fernanda Martins

Usuários das operadoras de celular Vivo e Claro relataram em redes sociais que o relógio de seus aparelhos foi adiantado para o horário de verão automaticamente na madrugada deste domingo (21). A mudança para o horário de verão só vai acontecer no dia 4 de novembro.

Continua após a publicidade

Na última segunda-feira (15), usuários da TIM reclamaram da mudança automática em seus aparelhos, o problema foi confirmado pela operadora.

Horário de verão

Este ano, o início do horário de verão já foi alterado três vezes, tendo sua duração reduzida. Geralmente começa em outubro, mas foi alterado para 4 de novembro por pedido do TSE, devido às eleições.

Entretanto, a data coincidia com o 1º dia de provas do Enem, sendo assim, o MEC solicitou nova mudança. O governo alterou para o dia 18 de novembro, mas voltou atrás, e a data permanece em 4 de novembro, sendo necessário adiantar os relógios em uma hora neste dia,

A data final para o horário de verão se mantém no terceiro domingo de fevereiro de 2019, sendo necessário atrasar os relógios em uma hora às 23h59 de sábado, dia 16.

O horário de verão é adotado no Brasil desde a década de 30, com alguns intervalos. Nos últimos dez anos, houve uma redução média de 4,5% na demanda por energia no horário de maior consumo e uma economia absoluta de 0,5%, segundo o governo federal.

Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal adotam o horário de verão atualmente no país.

(*Fernanda Martins é integrante do programa de estágio do Jornal O Hoje sob supervisão de Naiara Gonçalves)

 

Veja Também