Quinta-feira, 28 de março de 2024

Morre uma das gêmeas siamesas que foram separadas em Goiânia

Débora sofria de problema cardíaco e hidrocefalia. Por complicações em seu quadro de saúde, a menina não resistiu e morreu nesta manhã

Postado em: 06-11-2018 às 16h00
Por: Katrine Fernandes
Imagem Ilustrando a Notícia: Morre uma das gêmeas siamesas que foram separadas em Goiânia
Débora sofria de problema cardíaco e hidrocefalia. Por complicações em seu quadro de saúde, a menina não resistiu e morreu nesta manhã

Katrine Fernandes*

Uma das gêmeas siamesas que nasceram unidas pelo tórax morreu na manhã desta terça-feira (6/11), em Salvador. Débora, que sofria com problemas cardíacos e hidrocefalia e já tinha sido submetida a três cirurgias, morreu em decorrência de complicações no quadro de saúde. A garota estava em recuperação na Maternidade Climério de Oliveira, para onde foi transferida após internação no Hospital Ana Nery, também na capital baiana.  

Continua após a publicidade

Apesar da mãe das garotas, a consultora de vendas Viviane Menezes, ser moradora de Salvador, o Hospital Materno Infantil (HMI), em Goiânia, foi escolhido como o lugar para trazer as gêmeas ao mundo, por possuir um centro de referência para casos de siameses.Após o nascimento, no dia 22 de agosto, Catarina e Débora passaram por um procedimento cirúrgico para separação que durou cerca de 4h30 e contou com a participação de 15 profissionais na mesma unidade médica, elas nasceram unidas pelo tórax e barriga.   

O último procedimento médico pelo qual Débora foi submetida ocorreu no dia 19 de outubro, quando foi realizada na criança a implantação de uma válvula cardíaca para melhorar a frequência dos batimentos do coração, a respiração e para possibilitar a retirada da intubação endotraqueal para que ela pudesse respirar sem ajuda de aparelhos.

Viviane agradeceu o apoio que recebeu durante o tempo em que a garotinha esteve internada.”Eu e meu esposo agradecemos a todas as pessoas que oraram, que pediram a Deus pela vida das nossas filhas, e em especial, pela vida de Débora mas hoje às nove e pouca da manhã, quase dez da manhã, Débora veio a óbito aqui na Climério de Oliveira. Então, a nossa pequena princesa, o nosso anjo acabou de regressar para casa, está nos braços do senhor Jesus. Então, a gente agradece o carinho, o amor, de vocês que se preocuparam e oraram. Mas a nossa filha partiu”, disse a mãe.

Catarina, irmã de Débora, segue internada na Maternidade Climério de Oliveira. Segundo a mãe das crianças, Catarina tem estado de saúde considerado bom. 

Katrine Fernandes é integrante do programa de estágio do Jornal O Hoje sob supervisão de Lucas Moraes*

Veja Também