Conselho Tutelar vistoria centros de treinamentos de times que abrigam adolescentes

Inspeções visam segurança e qualidade de vida do adolescente nos alojamentos

Postado em: 21-02-2019 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Conselho Tutelar vistoria centros de treinamentos de times que abrigam adolescentes
Inspeções visam segurança e qualidade de vida do adolescente nos alojamentos

Higor Santana*

Logo após o acidente em um dos alojamentos do Flamengo, no Rio de Janeiro, o Conselho Tutelar da Criança e Adolescente começou a vistoriar clubes de futebol goianos, que abrigam adolescentes das categorias de base. O objetivo da ação é prevenir e alertar os clubes a cuidar e manter os alojamentos seguros para os jovens atletas.

O Centro de Treinamento do Goiás foi o primeiro a ser vistoriado, e segundo os conselheiros, as orientações foram repassadas para a diretoria do clube. “La podemos constatar que é um alojamento novo, foi feito a reforma recentemente e está organizado. Existem algumas questões como o alarme e detector de fumaça que não foram encontrados, apenas um extintor de incêndio e uma saída de emergência. O clube foi orientado, e prometeu regularizar as ações”, afirmou o presidente do conselho de fiscalização, Rondinei Barbosa.

Continua após a publicidade

Além da questão estrutural, o Conselho solicita toda a documentação necessária para que os adolescentes estejam em situação regular nos clubes, e se estão matriculados na escola. “Ele tem que ter todo o alvará de funcionamento, certificado da vigilância sanitária, dos bombeiros, local adequado para abrigar os jovens, monitores para acompanhar os jovens em todo o processo nos clubes. O Conselho solicita a documentação para comprovar se os atletas se encontram em situação regular nos clubes, se estão matriculados e frequentando a escola”, afirma. 

O segundo clube a ser vistoriado foi o Vila Nova. Segundo o conselheiro, o clube ainda não possui o certificado de clube formador de atleta. “Foi feita a vistoria na estrutura, segurança, alimentação, higiene, toda a documentação necessária para o funcionamento do alojamento, autorização dos pais e comprovante de que os garotos estão na escola. O clube ainda não, possui o certificado de formador de atleta, mas após a reforma, o Conselho deu um prazo de sete dias, e os diretores se comprometeram a regularizar isso”, disse.

Prazo

De acordo com o Conselho Tutelar, a previsão é de que até o fim de semana, todos os clubes de Goiânia sejam vistoriados. Em caso de adolescentes que são de outros estados e moram em alojamentos dos clubes goianos, o Conselho oferece um prazo de sete dias para que o clube apresente a documentação do atleta e a autorização dos pais.

A vistoria é feita em prol da segurança dos atletas. O mercado do futebol é um dos que mais gera dinheiro para empresários e atletas, e algumas pessoas acabam utilizando desse meio para explorar os jovens. “Existem aliciadores que trazem os jovens de outros estados para a Capital, colocam eles em situação insalubre e até mesmo ficam sem alimentação e fora da sala de aula. Aconteceu um caso de um adolescente que fugiu do local onde estava e procurou uma delegacia, por estar passando por situações desumanas em um alojamento. Ele foi cuidado, recebeu tratamento médico e psicológico e foi encaminhado para o estado onde morava.

Tragédia

Um incêndio no CT do Flamengo, em Vargem Grande, zona oeste do Rio, nas primeiras horas da manhã do dia 8 de fevereiro, causou a morte de dez pessoas e mais três ficaram feridos. Segundo investigações feitas pela polícia, um ar-condicionado que ficava em um dos alojamentos teria entrado em curto e provocado o fogo. 

De acordo com relato do tenente-coronel Douglas Henaut, a área era destinada aos atletas entre 14 e 17 anos do clube e servia como alojamento. Em nota oficial, a prefeitura do Rio de Janeiro disse que o local não tinha licença para funcionar como alojamento. No projeto protocolado, a área está descrita como um estacionamento, segundo a administração municipal. Informou ainda que não existiam registros de novo pedido de licenciamento da área para uso como dormitórios. (Higor Santana é estagiário do jornal O Hoje sob orientação do editor de Cidades Rhudy Crysthian) 

Veja Também