Seguem obras de implantação da rede de esgoto em Aparecida

Nenhuma avenida ou rua será interditada nesta fase, mantendo o fluxo normal de veículos na região

Postado em: 22-06-2019 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Seguem obras de implantação da rede de esgoto  em Aparecida
Nenhuma avenida ou rua será interditada nesta fase, mantendo o fluxo normal de veículos na região

Wagner Dantas

Começou a segunda fase das obras de implantação de esgoto na Avenida Chevalier Neme Jafet, secundária a Avenida Rio Verde, em Aparecida de Goiânia. Dando continuidade à implantação da rede de esgoto nos bairros Vila Mariana e Jardim Nova Era. Segundo a Saneago, as equipes de escavação iniciaram a implantação da rede na Avenida Chevalier Neme Jafet, enquanto as equipes de recomposição e limpeza executavam os últimos detalhes na Avenida Rio Verde, primeira etapa da obra.

Continua após a publicidade

O fluxo de trânsito já foi normalizado e, segundo a empresa, nenhuma avenida ou rua será interditada. As obras estão sendo realizadas apenas nas calçadas e em algumas travessias, de forma a não interromper o fluxo de veículos e pedestres. E os trabalhos nesta localidade serão executados até 4 de agosto.

Nesta segunda fase, as obras da rede abrangem também a Avenida Chevalier Neme Jafet. Juntando todas as fases, com as obras realizadas, o total previsto de implantação é de 2.338 metros de rede coletora de esgoto. Além da conclusão de um interceptor com extensão de 470 metros, integrando os dois bairros.

Sistemas individuais

Mesmo sendo uns dos bairros mais antigos do município, há pelo menos 10 anos, os moradores enfrentam problemas pelo uso de sistemas individuais de tratamento de esgoto. 

Segundo o Censo Demográfico de 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), somente 18% de Aparecida de Goiânia possui rede de esgoto. Outros 62% dos domicílios usam fossa particular rudimentar e 17% usam fossa séptica. Esses dados alarmantes revelam que a maior parte do município ainda não possui esse serviço básico. 

A Saneago prevê mais R$ 93 milhões de investimento, distribuídos em 90 quilômetros de redes e ampliação do tratamento de esgoto no município de Aparecida de Goiânia.

Primeira fase da obra

A primeira fase das obras durou 15 dias, entre os dias 05 até o dia 19 de junho. Para execução da obra foi necessário bloquear o cruzamento entre as avenidas Rio Verde e a Graça Aranha, das 6h ás 18h. Para minimizar os transtornos, agentes da Superintendência Municipal de Trânsito de Aparecida de Goiânia (SMTA) permaneceram no local para auxiliar o fluxo dos condutores e pedestres.

A Saneago e a empresa contratada para a obra, a BRK Ambiental concluíram a primeira fase das obras da rede de coleta de esgoto na Avenida Rio Verde, o trânsito no local já foi liberado. A escavação neste trecho foi finalizada e está sendo realizados recomposição asfáltica e acabamentos, limpeza de ruas e calçadas. 

Previsão da obra

Inicialmente a previsão é de 60 dias para término das obras, incluso com as pavimentações e lavagem das vias. A rede de esgoto irá beneficiar cerca de 4.500 morados dos dois bairros, do Jardim Nova Era e Vila Mariana.

Já se passaram mais de 17 dias, restando para o término das obras para daqui 42 dias. Segundo a Saneago, cerca de 23% das obras já foram concluída nas imediações da avenida Rio Verde.

 

Veja Também