População reclama de serviços do Vapt Vupt

Quadro de funcionários foi reduzido em cerca de 30% em todas as unidades no fim do ano passado. Foto: Divulgação.

Postado em: 16-07-2019 às 12h38
Por: Leandro de Castro Oliveira
Imagem Ilustrando a Notícia: População reclama de serviços do Vapt Vupt
Quadro de funcionários foi reduzido em cerca de 30% em todas as unidades no fim do ano passado. Foto: Divulgação.

Jorge Borges

O Vapt Vupt já foi referência na excelência do atendimento rápido ao usuário. Atualmente, o sistema sofre desmontes frequentes, com demissões de servidores e constante redução de verbas. Só em portaria da Secretaria de Estado da Economia publicada ontem (15), os Vapt Vupt ficarão sem receber R$ R$ 32,1 milhões, sendo que 27,9 milhões são de parcerias público-privadas para centrais de atendimento ao cidadão. De acordo com a portaria, esse dinheiro que saiu dos Vapt Vupt vai servir para pagar fundo de previdência. 

Em informações coletadas na manhã desta terça-feira (16) no Vapt Vupt do Shopping Buena Vista, o quadro de funcionários reduziu cerca de 30% em todas as unidades no fim do ano passado. Só na repartição de lá, 28 servidores deixaram de exercer suas funções. Segundo  informado,  os cortes foram devido ao aumento da carga horária diária dos funcionários, que passou de seis para oito horas, reduzindo a necessidade de um quadro maior de trabalhadores. 

Continua após a publicidade

Desde o início do ano, quem precisa ir a um Vapt Vupt para tentar solucionar algum problema, depara-se com uma situação caótica. Unidades sobrecarregadas, lotação constante, longos tempos de espera, falta de informações e má orientação por parte dos servidores (o que atrasa ainda mais o tempo médio de atendimento e consequentemente, de espera).

De acordo com a vendedora Eleuza Borges, de 36 anos, só na manhã de hoje, ela já havia ido quatro vezes a unidades do Vapt Vupt para solicitar a produção de passaporte. “Se eu somar todas as vezes que vim aqui hoje, estou esperando a mais de três horas. Isso acontece porque os funcionários não orientam as pessoas direito”, afirma.

O médico Pedro Damasceno, de 44 anos, compartilha o mesmo sentimento da vendedora. “Estou aqui há quase 40 minutos e até agora não fomos atendidos. Estou esperando para tirar a identidade da minha filha de oito anos para viajarmos, mas está difícil. Eu não costumo usar frequentemente o Vapt Vupt, mas hoje está mais lendo do que todas as outras vezes que já vim aqui.”

Dados oficiais do governo apresentam uma situação oposta.  De acordo com o relatório da Secretaria de Estado de Administração (SEAD), responsável pela administração dos Vapt Vupt, em junho o tempo médio de espera para essa unidade do shopping Buena Vista foi de 12 minutos, mais 8 minutos de tempo de atendimento. 

Os indicadores do governo também apontam 99,93% de satisfação. O mesmo documento aponta que, o tempo médio de espera no Vapt -Vupt do Procon é de 51 minutos e, o de atendimento é de 26 minutos e 33 segundos.

 

Veja Também