Mais de 600 câmeras de monitoramento em tempo real devem ser instaladas até outubro

O sistema vai ser distribuído entre 130 bairros da cidade, a intenção é reduzir os índices de criminalidade. Foto: divulgação.

Postado em: 23-08-2019 às 18h04
Por: Leandro de Castro Oliveira
Imagem Ilustrando a Notícia: Mais de 600 câmeras de monitoramento em tempo real devem ser instaladas até outubro
O sistema vai ser distribuído entre 130 bairros da cidade, a intenção é reduzir os índices de criminalidade. Foto: divulgação.

Da Redação

A partir de novembro desse ano deve começar a funcionar mais de 600 câmeras de monitoramento 24 horas, que vão ser instaladas até outubro, em Aparecida de Goiânia. O investimento da prefeitura na vigilância em tempo real é de R$ 55 milhões.

O objetivo das câmeras monitoradas é auxiliar na segurança pública reduzir os índices de criminalidade. Atualmente funcionam 50 câmeras no Centro de Inteligência, com a expansão o local de monitoramento vai ser transferido para o Paço Municipal.

Continua após a publicidade

De acordo com o Secretário de Ciência e Tecnologia, Cleomar Rocha, dos 246 bairros da cidade, 130 vão ser beneficiados. Entre eles estão áreas de grandes demandas como: Avenida Igualdade, Avenida Tabajós, Avenida São Paulo, escolas e unidades de saúdes e pontos do Jardim Tiradentes.

Os métodos de escolha desses bairros foram densidade populacional, população em situação de vulnerabilidade e os altos índices criminais. Cleomar conta que as câmeras tem capacidade de detectar até sangue e corpos caídos e aciona imediatamente os agentes para checar a possível ocorrência.

“Dentro na nossa equipe terá equipes da Polícia Militar, Samu, Bombeiros, Polícia Civil que vão ajudar a identificar serviços que devem ser feitos na cidade com mais urgência”. 

Para a instalação vai ser adquirido um software para auxiliar no reconhecimento das imagens, além de serem instalados 540 quilômetros de fibra óptica para possibilitar o acesso a internet sem fio para monitoramento em tempo real nos vários pontos da cidade.

 

Veja Também