Quarto caso de sarampo é registrado no Estado; doses da vacina acabam em Goiânia

Vacinas contra a doença acabaram em Goiânia. Segundo a SMS, as novas doses devem chegar à capital na primeira quinzena de outubro - Foto: Divulgação

Postado em: 20-09-2019 às 09h45
Por: Leandro de Castro Oliveira
Imagem Ilustrando a Notícia: Quarto caso de sarampo é registrado no Estado; doses da vacina acabam em Goiânia
Vacinas contra a doença acabaram em Goiânia. Segundo a SMS, as novas doses devem chegar à capital na primeira quinzena de outubro - Foto: Divulgação

Leandro de Castro

Mais um caso de sarampo foi confirmado em Goiás nesta quinta-feira (19), desta vez em Posse, a 424 quilômetros da capital. Segundo informações, uma mulher teria contraído a doença em outra cidade e já está curada. Este é o quarto caso registrado no Estado, outros dois foram constatados em Goiânia e um em Alto Paraíso. Nenhuma morte foi registrada.

O primeiro diagnóstico foi constatado em Goiânia e é onde um homem, de 45 anos, não vacinado e com história de viagem à São Paulo, onde há mais casos de sarampo. O segundo caso é na mesma família e se trata de um bebê de 1 mês, que contraiu a enfermidade após contato com o adulto. Os dois pacientes estão bem.

Continua após a publicidade

Falta de vacinas

O estoque de vacinas contra sarampo acabou em Goiânia e a previsão de chegada das novas doses é somente para outubro. Apenas dois postos de saúde da capital possuíam algumas doses, o Centro de Saúde da Família (CSF) Parque Eldorado Oeste e CFS Jardim Cerrado VI, mas as vacinas acabaram nesta quinta-feira (19).  De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), as novas doses devem chegar a Goiânia na primeira quinzena de outubro.

Ainda de acordo com boletim da SMS, até o dia 28 do último mês de agosto, foram registrados 29 casos suspeitos de sarampo, sendo 20 de moradores de Goiânia. Do total, dois casos foram confirmados, oito descartados e dez ainda estão em processo de investigação, entre eles, há três casos em crianças menores de 1 ano e duas crianças de 1 à 9 anos. Já na faixa etária de 10 a 59 anos existem cinco casos. As suspeitas predominam em mulheres, sendo 72,7%.

Por meio de nota a Secretaria de Saúde de Goiás afirmou que está executando um Plano de Contingência da doença no Estado.

“Com a volta da circulação do vírus do sarampo no País, a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) executa um Plano de Contingência da doença no território goiano. Em 2019 as ações foram atualizadas e entre as atividades desenvolvidas estão o incentivo à vacinação de forma seletiva de pessoas não vacinadas, conforme recomendações do Ministério da Saúde  – inclusive com atualização do cartão de vacinas de profissionais de saúde -, monitoramento e bloqueio vacinal dos contatos de casos suspeitos em tempo oportuno de até 72 horas, qualificação para atualizar os profissionais que atuam na rede de saúde sobre a doença, empenho do laboratório de referência (Lacen-GO) em liberar os resultados dos exames laboratoriais no menor tempo possível, entre outras.”

 

Veja Também