Queimadas causam quedas no fornecimento de energia no Estado, alerta Furnas

Nesse período, o registro de incêndio tem aumento. Em Goiás, apenas no mês passado, já foram mais de 300 focos identificados próximos às linhas de transmissão – Foto: Reprodução.

Postado em: 08-07-2020 às 18h55
Por: Nielton Soares
Imagem Ilustrando a Notícia: Queimadas causam quedas no fornecimento de energia no Estado, alerta Furnas
Nesse período, o registro de incêndio tem aumento. Em Goiás, apenas no mês passado, já foram mais de 300 focos identificados próximos às linhas de transmissão – Foto: Reprodução.

Nielton Soares

O Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE) apontou que no mês passado em Goiás foram registrados 314 focos de incêndio. Tal situação tem deixado em alerta a empresa Furnas Centrais Elétricas, devido os impactos provocados nas linhas e torres de transmissão de energia elétrica. 

E, isso vem comprometendo o fornecimento de energia para diversos municípios e regiões. Para se ter ideia, de julho de 2019 até junho deste ano, já foram registrados 81 desligamentos de linhas de transmissão por causa de queimadas. 

Continua após a publicidade

De acordo com a empresa, os estados mais afetados, em geral, são Mato Grosso, Tocantins e Goiás. Uma vez que o sistema de transmissão de FURNAS passa por esses estados, onde se encontram as várias usinas e subestações da companhia. 

O gerente de linhas de transmissão de Furnas, Ricardo Abdo, explica que a fumaça e fuligem das queimadas reduzem a capacidade de isolamento natural do ar, o que pode provocar a abertura dos arcos elétricos dos cabos condutores para o solo, causando, assim, o desligamento das linhas. “A falta de energia pode impactar diretamente hospitais e serviços essenciais, o que é ainda mais preocupante em tempos de pandemia da Covid-19”, lamenta. 

Segundo Abdo, a empresa tem realizado regularmente campanhas de esclarecimentos junto à população, no intuito de prevenir conscientização contra a prática de queimadas, na tentativa de reduzir acidentes, risco e ocorrências de quedas de energia. 

Nesse contexto, quando há queimadas de grande porte identificadas pela empresa, imediatamente são notificadas ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) para que sejam tomadas medidas operativas e necessárias.

Vale ressaltar que queimadas próximas às instalações do setor elétrico é crime, de acordo com o Decreto 2.661/98, que proíbe atear fogo em uma faixa de 15 metros dos limites de segurança das linhas de transmissão de energia e de 100 metros ao redor das subestações.

A população também pode ajudar no combate às queimadas, fazendo denúncias direto para a empresa pelo site http://www.furnas.com.br/subsecao/153/fale-conosco   ou pelo telefone 0800-025255 (serviço gratuito 24 horas).

 

Veja Também