Movimentação nos portos dos produtos agropecuários chega a 21%

Neste caso, até o mês passado, a circulação de produtos agropecuários atingiu 175 milhões de toneladas| Foto: Reprodução/ Pixabay

Postado em: 30-11-2020 às 17h20
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Movimentação nos portos dos produtos agropecuários chega a 21%
Neste caso, até o mês passado, a circulação de produtos agropecuários atingiu 175 milhões de toneladas| Foto: Reprodução/ Pixabay

Da Redação

A participação dos produtos agropecuários na movimentação de cargas nos portos brasileiros não para de crescer. Para se ter uma ideia, o número percentual avançou de 16%, em 2019, para 21% em 2020. Vale ressaltar que esse resultado foi registrado mesmo com as medidas de enfrentamento da pandemia de Covid-19.

Essa movimentação soma-se aos ótimos números do setor agrícola, obtidos ao longo do ano inteiro. Neste caso, até o mês passado, a circulação de produtos agropecuários atingiu 175 milhões de toneladas. Os dados são relacionados aos primeiros dez meses dos dois anos. Nesse período, a movimentação total de cargas nos portos brasileiros foi de 850 milhões de toneladas. Ou seja, um valor de 3,7% maior do que a registrada no mesmo período do ano passado.

Continua após a publicidade

As informações formam as análises compiladas no Boletim Logístico, divulgado esta semana pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O levantamento foi feito com base em dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) até o terceiro trimestre de 2020.

Isso indica que os produtos agropecuários de fato se tornaram um dos principais elementos da economia nacional. Sendo assim, é natural que trabalhadores do campo pensem em realizar um investimento em suas produções. Seja na busca por uma colheitadeira Valtra à venda, implementos agrícolas ou, até mesmo, investindo em mão de obra, o fato é que os bons resultados do setor podem estimular o desenvolvimento do trabalho no campo.

É preciso destacar que o governo tem criado diversos programas para atender o trabalhador rural, como a Plataforma Digital de Registro e Gestão de Tratores e Equipamentos Agrícolas (ID Agro), que permite o registro oficial de tratores e equipamentos agrícolas, sem custo para o produtor rural. Sendo assim, é possível ir em busca de uma colheitadeira à venda no Rio Grande do Sul (RS) , por exemplo, sem se preocupar com os custos para registro. Essa é mais uma forma do trabalhador do campo remanejar o orçamento. 

Ao todo, o Brasil tem 34 portos públicos e 147 terminais de uso privado (TUP), responsáveis pela movimentação marítima e fluvial de 80% das mercadorias consumidas diariamente. Sendo que 65,5% da movimentação é realizadas nos TUP’s e 34,5% nos portos organizados. 

Veja Também