Mais de 7 mil crianças aguardam por vaga em CMEIs de Aparecida

A perda de interesse dos pais em levar os filhos às aulas presenciais acabou por reduzir a fila de espera | Foto: Reprodução

Postado em: 21-04-2021 às 08h30
Por: Raphael Bezerra
Imagem Ilustrando a Notícia: Mais de 7 mil crianças aguardam por vaga em CMEIs de Aparecida
A perda de interesse dos pais em levar os filhos às aulas presenciais acabou por reduzir a fila de espera | Foto: Reprodução

Daniell Alves

Há 7.060 crianças aguardando por uma vaga para matrícula nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Aparecida de Goiânia. Nos últimos dois anos, o déficit de vagas nas creches municipais era de mais de 10 mil. Entre os motivos que explicam esta redução está a perda de interesse dos pais em levar os filhos às aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19.

Moradora de Aparecida, Gabriela Sousa espera por uma vaga em um CMEI para a filha de Alice Gabriele, 2 anos, há mais de um ano. “Toda vez que eu tento, só á em cadastro de reserva”, diz. Atualmente, a jovem de 21 anos precisa pagar alguém para cuidar da filha enquanto ela e o marido estão trabalhando.

Continua após a publicidade

Além disso, ela denuncia que há uma obra de CMEI abandonada no bairro Jardim Eldorado. “Essa obra está abandonada há anos. Talvez se tivessem concluído, não estaríamos desse jeito. Muitas mães estão tendo que se virar. Conheço algumas vizinhas que estão na mesma situação que eu”, conta. A reportagem questionou a Secretaria Municipal de Educação de Aparecida sobre a quantidade de obras de Centros em execução e paradas, mas não houve resposta antes do fechamento desta edição.

Em contrapartida, a Secretaria Municipal de Educação de Aparecida informa que, desde o início do último ano, ampliou os convênios e reduziu o déficit em mais de 2.450 vagas. Segundo a pasta, houve perda de interesse dos pais em matricular os filhos nas creches municipais devido à impossibilidade de mantê-los nas unidades educacionais por causa das restrições da pandemia.

Durante o biênio 2020/2021, até o mês de abril, o número de crianças no cadastro reserva estava em 7.060. O cadastro para vagas nos CMEIs fica aberto ao longo do ano e pode ter variação para mais ou para menos de transferências, desistências ou a ampliação do número de vagas.

1/4 não tem acesso

Pelo menos 25% dos alunos da rede municipal de Aparecida de Goiânia não têm acesso às aulas remotas, de acordo com a Secretaria de Educação do município. Isto porque o tipo e a velocidade de conexão à internet podem não ser suficientes para que os alunos consigam ter acesso ao ensino à distância. As informações são referentes ao ano de 2020.

Mesmo com internet em casa, parte dos alunos não participa das aulas. Uma das alternativas encontradas pelas unidades de ensino, conforme explica a professora Idelma Oliveira, superintendente de ensino da Secretaria Municipal de Educação de Aparecida, é que os pais dos alunos que não conseguem acesso às aulas online recolham atividades impressas nas escolas.

Segundo ela, para estes alunos, são entregues as devolutivas de atividades com avaliação diferenciada. De acordo com formulários preenchidos por pais de alunos matriculados, 25% de toda a rede optou pela retirada de atividades impressas em 2020.

Dentro desse universo de estudantes há crianças que não possuem acesso à internet e pessoas que optaram pelas atividades por outros motivos. Entre eles está o de que o acesso a pacotes de dados de rede de internet móvel não é suficiente para assistir às aulas on-line. O levantamento para o ano letivo de 2021 ainda não foi concluído.

Retomada gradual

Em Aparecida, as aulas tiveram início seguindo a mesma dinâmica estabelecida pelo Regime de Aulas Não Presenciais, com atividades planejadas e executadas por meio de aplicativos como WhatsApp. No início deste ano, o secretário municipal de Educação, professor Divino Gustavo informou que o retorno das aulas presenciais já possuía pareceres favoráveis do Centro de Operações Emergenciais (COE) e do Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento à Covid-19. No entanto, a pandemia se agravou de lá para cá.

 “De princípio, acreditamos que o retorno presencial será de forma gradual com percentual médio de 30% dos alunos matriculados em cada escola e CMEI de acordo com a Portaria n° 090 publicada no Diário Oficial do dia 10 de novembro de 2020 que estabelece as regras para essa retomada”, explicou o secretário. (Especial para O Hoje)

Veja Também