Quinta-feira, 28 de março de 2024

Bolsonaro garante manutenção de concurso do Itamaraty para diplomatas

Governo ainda não tinha se manifestado sobre a realização do concurso, que acontece anualmente, mas ainda era dúvida para este ano

Postado em: 03-05-2019 às 16h27
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Bolsonaro garante manutenção de concurso do Itamaraty para diplomatas
Governo ainda não tinha se manifestado sobre a realização do concurso, que acontece anualmente, mas ainda era dúvida para este ano

Da Redação

O presidente Jair Bolsonaro afirmou, nesta sexta-feira (3), que o concurso para entrada na carreira de diplomata, promovido pelo Itamaraty, será realizado este ano e nos próximos. O governo ainda não tinha se manifestado sobre a realização do concurso, que acontece anualmente, mas ainda era dúvida para este ano.

Continua após a publicidade

“O nosso ministro chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, em contato com o nosso ministro da Economia, Paulo Guedes, informou que manterá o concurso dos senhores no corrente e nos demais anos. Então, uma prova de reconhecimento do trabalho de todos os senhores e senhoras”, afirmou Bolsonaro, em cerimônia de formatura do Itamaraty, em Brasília.

Último concurso

O último concurso para a classe inicial da carreira de diplomata (terceiro secretário) foi realizado no ano passado para 26 vagas. O salário inicial na época foi de R$ 18.059,83. Os que são aprovados em todas as etapas do concurso passam por um curso de formação no Instituto Rio Branco.

O Instituto Rio Branco (IRBr), fundado em 1946, é responsável pela seleção e treinamento dos diplomatas brasileiros, que trabalharão no Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores. Desde aquele ano, é realizada seleção para o cargo. O Cebraspe, antigo Cespe/UnB, tem sido a organizadora do concurso nos últimos anos.

 

Veja Também