‘És princesinha colossal da Costa Verde’

Praias, serras, cachoeiras e construções históricas são opções para os turistas em Mangaratiba (RJ)

Postado em: 02-04-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: ‘És princesinha  colossal da Costa Verde’
Praias, serras, cachoeiras e construções históricas são opções para os turistas em Mangaratiba (RJ)

GABRIELLA STARNECK*

Continua após a publicidade

Mangaratiba é um município da Microrregião de Itaguaí, contíguo à Região Metropolitana do Rio de Janeiro. A cidade, localizada a 85 quilômetros da capital do estado, atrai turistas com diversas atrações, como praias, serras, cachoeiras, construções do Brasil colonial, museus, religiosidade de igrejas centenárias, ruínas que remontam ao período escravocrata, gastronomia, além de passeios entre ilhas paradisíacas.

Não faltam motivos para visitar Mangaratiba, cujo acesso é pela Rodovia Rio-Santos (BR-101). Como o hino da cidade já proclama “Lindas paisagens que da alma matam a sede, marco vital no coração da Rio-Santos. És princesinha colossal da Costa Verde. Quanta beleza te deu a vida, a natureza, Mangaratiba! As praias rolam, no horizonte, hospitaleiras. Respiram o ar das verdes matas contra o anil, na placidez salutar das cachoeiras. Repousa a fibra do teu povo varonil”.

História

De acordo com o site da prefeitura de Mangaratiba, a ocupação das terras na região deu-se em época anterior à chamada Era Cristã. Essa ocupação ficou marcada pela presença de diversos sítios de sambaqui presentes em vários pontos do litoral mangaratibense. Posteriormente, antes da chegada dos portugueses, o povo Tupinambá vivia na região litorânea de Ubatuba à Cabo Frio, dividido em várias aldeias. Somente em 1567 começou o processo de colonização de Mangaratiba, com doações de terras à poderosa família Sá. 

A cidade conquistou sua emancipação política apenas no dia 5 de julho de 1818, fixando ao seu território a freguesia de Mangaratiba, com exceção das terras que hoje compreendem Conceição de Jacareí (que continuou pertencente a Angra dos Reis) e Serra do Piloto (que continuou pertencente a São João Marcos). Mangaratiba teve forte importância no Brasil Colonial, já que possuía um dos mais movimentados portos por onde escoava café e por onde ocorria o tráfico de escravos. 

Inclusive, por conta do passado da cidade, Mangaratiba possui um vasto patrimônio histórico-cultural. A história do município está marcada em cada ruína. Cada um dos distritos da cidade tem uma personalidade: Itacuruçá, Muriqui, Praia Grande, Mangaratiba, Conceição de Jacareí e Serra do Piloto oferecem, cada qual à sua maneira, um modo de curtir a vida e a natureza, além de proporcionar maior conhecimento sobre a história do estado e do País.

Turismo

Mangaratiba atrai turistas de diversas regiões do Brasil e do mundo, não só por conta das maravilhas naturais que a cidade apresenta – como as águas cristalinas e a exuberância da fauna e da flora –, mas também por causa da importância histórica e cultural da cidade. Do cais de Mangaratiba partem barcos que levam às muitas ilhas da região, dentre elas, a paradisíaca Ilha Grande. Já para quem prefere terra firme, encontra cachoeiras, picos e construções históricas que podem ser descobertas por meio de caminhadas por trilhas. 

Há vários equipamentos culturais para o turista que se encanta pelo passado e pelas celebrações folclóricas e artísticas. A infraestrutura que Mangaratiba oferece também é compatível com as necessidades dos turistas: as orlas têm quiosques e estabelecimentos que podem proporcionar excelentes experiências gastronômicas e a rede hoteleira apresenta opções para todos os bolsos. Como o hino da cidade declama “Mangaratiba vive a glória que chegou, os teus filhos, tão ilustres, tão queridos, abrem as portas do progresso com fervor”. 

Atrativos culturais 

As diversas construções históricas espalhadas por Mangaratiba levam os turistas a fazerem uma viagem no Brasil colonial, conhecendo como o local era nessa época. Há vários prédios históricos, museus, religiosidade de igrejas centenárias, além de ruínas que remontam o período escravocrata. Um exemplo claro desses atrativos culturais é a matriz de Nossa Senhora da Guia, erguida no século 19 em estilo barroco e rococó e revestida com azulejos portugueses. Já o Solar do Barão de Sai, um casarão neoclássico do século 19, foi restaurado e transformado em espaço cultural. 

Outra opção é o Parque Arqueológico das Ruínas do Saco de Mangaratiba, onde se encontram ruínas de um teatro e armazéns de café. O local, tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), abriga a história de um antigo povoado onde funcionava, no meado do século 19, um dos mais movimentados portos do País. Outros pontos históricos são o Parque Arqueológico e Ambiental das Ruínas da Praia do Sahy; o Marco Jesuíta que encontra-se caído no mar, na divisa entre Itaguaí e Mangaratiba; a Galeria da Cachoeira dos Escravos e o sítio histórico do Engenho de Salvador Correia de Sá – a primeira construção em solo mangaratibense (no distrito de Muriqui), datado por volta de 1598.

Atrativos naturais

As águas cristalinas de Mangaratiba se combinam com a serra do local compondo uma paisagem exuberante. Basta olhar o caminho para chegar ao município pela Rodovia Rio-Santos (BR-101) que você aprecia a beleza do mar – de uma ponta a outra, são mais de 30 praias em cinco distritos praianos, isso sem mencionar as 32 ilhas paradisíacas que estão no território do município. São diversas opções tanto para moradores, quanto para os visitantes. Quem prefere locais agitados, boa opções são Muriqui e Praia do Saco, Praia de Ibicuí, ou Praia Grande (na Ilha de Itacuruçá). Já para quem é adepto de praias mais reservadas, a Praia Grande ganha destaque. As águas calmas com poucas ondas são fundamentais para atrair todo tipo de turista – de crianças a idosos. 

Se não bastasse a exuberância do mar, Mangaratiba também tem diversas cachoeiras. De Itacuruçá a Conceição de Jacareí, dezenas delas são convidativas a um mergulho. As principais são Véu da Noiva (em Muriqui); Bengala (Serra do Piloto); Santa Bárbara; Rubião; Ingaíba, Poço Encantado (em Jacareí) e o famoso Poção (em Muriqui) – uma piscina natural formada por três cachoeiras. De acordo com o site da prefeitura, desde agosto de 2016, a cachoeira Véu de Noiva, em Muriqui, conta com uma obra de arte em seu topo. De autoria da notória artista plástica japonesa Mariko Mori, a escultura The Ring, um presente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) – merece uma visita.

Outro atrativo natural são os parques e trilhas. Desde novembro de 2015, Mangaratiba é a casa do Parque Estadual do Cunhambebe (PEC). A sede do órgão, ligado ao Governo do Estado, fica no coração da cidade, na Reserva do Vale do Sahy. Cercado de muito verde e de frente para a histórica Pedra do Banquete (também conhecida como Pedra do Sacrifício), o espaço vai muito além da preservação. Com a sede, o parque leva conhecimento aos moradores e turistas. O local serve também como base para pesquisadores desenvolverem seus estudos. O Parque Municipal Pedra do Urubu é outra opção, as paisagens são de tirar o fôlego. 

Gastronomia 

A culinária de Mangaratiba é marcada pelo tradicional Peixe com Banana – que representou, por muitos anos, a junção dos principais produtos da terra e a base econômica do município em todo primeiro meado do século 20. De acordo com o site da prefeitura, até a década de 80, os restaurantes à beira-mar incluíam este prato em seus cardápios. Outro produto muito conhecido na gastronomia local é a famosa cocada de Muriqui. E, é claro, a cidade não deixa a desejar para os apaixonados em frutos do mar. Os restaurantes têm como fornecedores os pescadores da própria cidade, e são várias opções, com vários preços, para fazer uma deliciosa refeição à beira-mar.

Integrante do programa de estágio do jornal O HOJE sob orientação 

da editora Flávia Popov 

Veja Também