Bob Esponja Calça Quadrada comemora 20 anos em maio

Personagem é ícone de uma geração, além de uma série animada, aparece em histórias em quadrinhos e duas produções cinematográficas

Postado em: 15-05-2019 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Bob Esponja Calça Quadrada comemora 20 anos em maio
Personagem é ícone de uma geração, além de uma série animada, aparece em histórias em quadrinhos e duas produções cinematográficas

Sabrina Moura*

Quem aí não se lembra do trecho ‘vive num abacaxi e mora no mar?’ Essa abertura, marcou a infância de muitos no ano de 1999, sendo sucesso até a atualidade. O Bob Esponja Calça Quadrada,ou mesmo Bob Esponja como é reconhecido no Brasil comemora neste mês de maio, o seu aniversário de 20 anos.

Continua após a publicidade

A série de animação foi criada pelo biólogo marinho e animador Stephen Hillenburg, produzida e exibida pela Nickelodeon. Em cena estão as aventuras do Calça Quadrada e seus amigos na Fenda do Biquíni; a série também foi responsável por originar histórias em quadrinhos educacionais e inéditas.

O episódio piloto da animação estreou na Nickelodeon em 1º de maio de 1999. Mundialmente favorito desde a sua estreia, devido a sua simplicidade e ao seu apelo para todas as faixas etárias, o desenho só ganhou popularidade em sua segunda temporada. O sucesso foi tanto que Bob Esponja estrelou as telas de cinema concebido como uma animação de longa-metragem em 19 de novembro de 2004, e uma sequência lançada em 6 de fevereiro de 2015.

Criador

Stephen Hillenburg era fascinado com o oceano desde que era criança. Ainda jovem, ele começou a desenvolver suas habilidades artísticas. No entanto, estes dois interesses não coincidiram por um longo período, pois a ideia de desenhar peixes parecia desinteressante para ele. Durante a faculdade, ele se formou em biologia marinha e em arte minoritária. Ele planejava voltar para a faculdade, eventualmente, para se tornar mestrado em arte.

Enquanto estava lecionando no OceanInstitute, Hillenburg inicialmente idealizou o que levaria à criação da série: uma história em quadrinhos intitulada ‘The Intertidal Zone’, que foi utilizada pelo instituto para ensinar os alunos sobre a vida animal em piscinas naturais.A história estrelou várias formas antropomórficas de vida marinha, muitos dos quais se transformaram nos personagens da animação.

O personagem principal da história era ‘Bob theSponge’, que, ao contrário de Bob Esponja, se assemelhava a um verdadeira esponja do mar, ao invés de uma esponja de cozinha. Hillenburg tentou publicar os quadrinhos profissionalmente, mas nenhuma das empresas a que enviou as histórias se interessaram.

Em 1987, Hillenburg deixou o instituto para perseguir seu sonho de se tornar um animador, e começou a vislumbrar a ideia de um projeto que envolveria um elenco de vida marinha antropomórfica. Embora ele tenha desenhado vários esboços do conceito, seria quase uma década antes de sua ideia se tornar realidade.

Poucos anos depois de estudar animação experimental no Instituto de Artes da Califórnia, Hillenburg conheceu Joe Murray — criador da animação ‘Rocko’sModern Life’ — em um festival de animação, que lhe ofereceu um emprego como o diretor da série. Foi assim que Stephenentrou para a série animada da Nickelodeon como escritor, produtor e artista de storyboard durante a terceira temporada da animação, continuando nas mesmas ocupações durante grande parte da quarta temporada da série.

Enquanto trabalhava em ‘Rocko’sModern Life’, o animador conheceu o escritor Martin Olson, que viu sua história em quadrinhos ‘The Intertidal Zone’. Olson gostou da ideia e sugeriu que Hillenburg criasse uma série de televisão com animais marinhos a partir da história em quadrinhos. Isto o levou a criar o Bob Esponja Calça Quadrada, e disse: “Foi a inspiração para o show”.

*Integrante do programa de estágio do jornal O Hoje 

 

Veja Também