Estudante da rede pública estadual vence etapa regional do Concurso Internacional de Cartas

Estudante, que tem 15 anos e cursa o 2° ano do Ensino Médio, produziu um texto com o tema “Escreva uma carta sobre o seu herói”

Postado em: 14-05-2019 às 20h59
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Estudante da rede pública estadual vence etapa regional do Concurso Internacional de Cartas
Estudante, que tem 15 anos e cursa o 2° ano do Ensino Médio, produziu um texto com o tema “Escreva uma carta sobre o seu herói”

Foto: Divulgação 

Da Redação

A aluna do Colégio Estadual Martins Borges, em Rio Verde, Isadhora Emanuelly Moreira Magalhães, conquistou o 1º lugar na etapa estadual e o 6º lugar na etapa nacional da 48ª edição do Concurso Internacional de Redação de Cartas,  promovido pela União Postal Universal (UPU) e realizado no Brasil pelos Correios. A estudante, que tem 15 anos e cursa o 2° ano do Ensino Médio, produziu um texto com o tema  “Escreva uma carta sobre o seu herói”.   

Continua após a publicidade

Isadhora conta que foi a primeira vez que participou do concurso e quando o tema foi apresentado pelo professor, ela levou muito tempo pensando antes de decidir sobre o que ou quem escrever. “Sempre tive muitos heróis nos quais me espelhar, mas decidi escolher a Malala Yousafzai, porque ela me inspira muito. Ela é uma mulher forte e determinada que lutou e ainda luta por um dos bens mais importantes da humanidade, mesmo que tristemente desvalorizado por muitos, a educação. Tudo que ela passou ao longo da vida não é só inspirador, é uma lição de resistência e determinação. Se Malala não é uma verdadeira heroína, não sei quem mais poderia ser”, explica.

A aluna confessa que ficou muito emocionada ao saber da sua colocação. “Receber a notícia foi incrível e, para ser sincera, ainda mal acredito que seja verdade. Foi a primeira vez em que participei de um concurso tão grande quanto

este. Ficar em primeiro lugar na estadual e conquistar uma colocação tão boa na nacional foi sinceramente indescritível. Espero servir como um ponto de partida para os concorrentes do próximo ano, a fim de mostrar tanto para meus colegas quanto para outros alunos da rede pública que, sim, é possível. Desejo que no próximo ano possamos trazer o prêmio nacional para o nosso estado”, ressalta.

Isadhora destaca ainda a importância da sua escola e do seu professor de redação para sua vitória. “Foi o meu professor que me incentivou a participar e foi graças à escola que minha carta foi selecionada. Sou grata a eles de todo coração e espero ter trazido orgulho tanto à minha escola quanto ao meu professor”. Além de orgulhoso, o diretor do Colégio Estadual Martins Borges, onde a aluna estuda, Cairo Vieira Ferreira, elogiou o concurso por estimular os estudantes a escreverem e exercitarem seus conhecimentos linguísticos.

Em Goiás, o 48º Concurso de Cartas dos Correios recebeu 631 inscrições, sendo que 373 foram consideradas aptas por atenderem os critérios exigidos pela União Postal Universal (UPU), que promove o evento no mundo inteiro. “Por meio do Concurso de Cartas, os Correios incentivam crianças e adolescente a expressarem sua criatividade e aprimorarem a escrita e aplicação da nossa língua portuguesa”, enfatiza o superintendente estadual dos Correios em Goiás, Eugenio Montenegro, ao mesmo tempo em que parabeniza as três alunas vencedoras da etapa estadual, que receberão prêmios em dinheiro e o merecido certificado, assim como suas respectivas escolas.

Outras colocadas

Além de Isadhora Emanuelly, foram classificadas, em segundo e terceiro lugares, respectivamente, Isadora Aires Barbosa de Andrade e Borba, 14 anos, do 9° ano do Ensino Fundamental, do Colégio WRJ , de Goiânia, e Laíssa Tavares Ferreira, 15 anos, do 1° ano do Ensino Médio, do Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás José Carrilho, de Goianésia. Isadora Aires escolheu o conhecimento como seu herói, pois, de acordo com seu texto, é o conhecimento quem ajuda na realização de fatos incríveis para toda humanidade. Já Laíssa Tavares escreveu uma carta sobre sua professora do maternal, que já faleceu, como forma de homenageá-la. “ Quando eu era pequena, tive uma professora muito legal que representou muito para mim, mas que, infelizmente morreu. Ela era minha heroína”, comenta Laíssa.

Nesta edição, a grande vencedora foi Sara Luisa Amorim da Rocha, 15 anos, de Vila Velha, Espírito Santo. Ela será a representante brasileira na finalíssima do Concurso, que será realizada na Suíça. O Brasil é o segundo país com maior número de estudantes classificados na fase internacional, ficando atrás apenas da China.

 

Veja Também