Como lidar com unhas e cabelo nesta estação

Durante o período frio e seco, é normal algumas partes do corpo ficarem vulneráveis. Confira dicas de como evitar isso

Postado em: 22-05-2019 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Como lidar com unhas e cabelo nesta estação
Durante o período frio e seco, é normal algumas partes do corpo ficarem vulneráveis. Confira dicas de como evitar isso

GUILHERME MELO*

Neste período – de tempo seco e frio –, é nítida a influência das condições climáticas sobre cabelo e unhas: é possível perceber os fios com menos volume e movimento e as unhas mais quebradiças e vulneráveis a fungos e bactérias. Segundo a dermatologista Amanda Soares, é importante redobrar os cuidados com essas partes do corpo neste período. “É muito importante procurar ajuda de especialistas, principalmente nesta época, já que muitas pessoas não sabem os cuidados específicos para cada organismo”, orienta a medica. 

Continua após a publicidade

O couro cabeludo é onde nascem nossos os fios. Se ele não estiver saudável e bem cuidado, isso irá refletir no crescimento do cabelo. Amanda explica que tal problema pode alertar para um agravamento. “Esse tempo frio pode ser a porta de entrada para outras doenças, como apsoríase e da dermatite seborreica, além da escamação do coro cabeludo, a famosa caspa. É normal que as pessoas lavem a cabeça, poucas vezes por semana, assim fica mais vulnerável às doenças”, explica. 

Mesmo que esteja muito frio, a profissional explica que o banho de água quente não faz bem nem ao couro cabeludo nem à pele em geral. “Mesmo nos dias mais frios, é importante tomar banho na água mais morna ou mesmo fria. Pode parecer difícil, mas água em alta temperatura estimula as glândulas sebáceas, favorecendo o aumento da oleosidade e o ressecamento”, informa. 

Além dos cabelos, Amanda adverte que as unhas também sofrem neste tempo, e precisam de atenção especial. “Como toda a pele e suas extensões, a unha fica vulnerável também, o que leva a precisar de uma atenção para não sofrer com fungos e bactérias”, explica a especialista. Amanda alerta que é importante deixar as unhas por um tempo, sem esmalte, para não enfraquecer:  “Nessa época, é bom ficar uns três, quatro dias sem  produto nas unhas para estimular o crescimento natural delas. Além disso, um ótima dica para as unhas crescerem mais fortes e saudáveis é mantê-las sempre cortadinhas ou lixadas”. 

O ideal, durante o inverno, é deixar o cabelo secar naturalmente. “Ao mesmo tempo em que o secador ajuda a secar os fios, de forma mais rápida, a alta temperatura dele pode influenciar negativamente no couro cabeludo, abrindo as escamas e favorecendo o ressecamento e a queda dos fios”, reforça a dermatologista. Ela reforça os cuidados com uso de materiais específicos. “É importante usar cremes, hidratantes e isoladores térmicos, nessa época, que atuam como uma forma de campo de força do cabelo. Mas tudo isso deve ser orientado por especialista, que vai indicar os produtos corretos para cada tipo de cabelo”, reforça. 

*Integrante do programa de estágio do jornal O HOJE sob supervisão da editora Flávia Popov 

Veja Também