Dez cidades goianas para conhecer e se apaixonar

Repletas de belezas naturais e riquezas culturais, cidades goianas contam com opções de lazer para todo tipo de viajante

Postado em: 14-07-2019 às 10h45
Por: Leandro de Castro Oliveira
Imagem Ilustrando a Notícia: Dez cidades goianas para conhecer e se apaixonar
Repletas de belezas naturais e riquezas culturais, cidades goianas contam com opções de lazer para todo tipo de viajante

Aline Bouhid

Sombra e água fresca. Quem não precisa disso de vez em quando? Não é preciso ir longe para garantir descanso. Goiás tem opções para todo tipo de viajante: turismo histórico, ecológico, de aventura e gastronômico para todos os gostos. Pensando nisso nós, do O Hoje, preparamos uma lista de dez cidades goianas para conhecer nessas férias. Confira! 

1 – Alto Paraíso de Goiás 

Continua após a publicidade

Localizada na Chapada dos Veadeiros, a cidade está em área de proteção ambiental desde o ano de 2001. Para aqueles que procuram por atividades de turismo no município, é possível encontrar bares, restaurantes, pousadas e pequenas praças, sem contar com suas diversas cachoeiras. Para um passeio mais rústico, é fundamental conhecer a Vila de São Jorge, ideal para quem pretende curtir momentos de paz, cercado de muito contato com a natureza 

2 – Aruanã 

Se você gosta de pescaria e de balada, este deve ser destino certo. O Rio Araguaia, que passa por ali, é querido não apenas pelos goianos, mas também por pessoas de todo o país. Para aqueles que pretendem passar uma estadia na cidade, é possível encontrar hotéis, pousadas e casas de aluguel para temporada. Para os aventureiros, é sempre uma boa pedida acampar as margens do Rio Araguaia. 

3 – Caiapônia 

Localizado a 318 km da capital goiana, o município de Caiapônia é conhecido por ser a casa de diversas cachoeiras. Entre as mais conhecidas: Cachoeira de São Domingos, Cachoeira de Samambaia, Cachoeira do Jalapa, Cachoeira do Sereno, Cachoeira do Rio Verdão, Cachoeira da Abóbora, entre outras. Como atrações turísticas ainda vale lembrar de suas serras e morros, a exemplo do Morro do Gigante e o Morro do Peão. Em seu centro urbano pode ser encontrado o Lago dos Buritis, e é por lá que acontecem as maiores festas da cidade, que sempre atraem diversos turistas. 

4 – Caldas Novas 

Conhecida em todo o país como a terra das águas quentes, Caldas reserva muitas atividades de lazer para seus visitantes. Anualmente, visitam a cidade mais de quatro milhões de turistas, de todos os cantos do País e do mundo. A cidade possui grande rede hoteleira e diversos parques aquáticos de renome. Para os fãs de ecoturismo, por aqui está o Parque Estadual da Serra de Caldas, com trilhas e banho de cachoeira.

5 – Cavalcante

 Este pequeno município está ao norte da Chapada dos Veadeiros e fica a aproximadamente de Goiânia. É possível conhecer parte do Povoado Kalunga do Engenho II, bem como tradições quilombolas. O lugar ainda reserva inúmeras belezas naturais em seu sítio histórico. Suas principais atrações turísticas são cachoeiras, como a do Rio Prata, de Santa Bárbara e da Capivara. 

6 – Cidade de Goiás 

Tombada como Patrimônio Histórico e Cultural pelo IPHAN, conserva um clima hospitaleiro, alegre e festivo, convivendo com belezas naturais inestimáveis. O Centro Histórico é um de seus principais pontos, e é por lá que podemos encontrar toda a beleza da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e a Casa de Cora Coralina, abertas para visitação. Também é possível praticar ecoturismo, fazer trilhas, arborismo e rapel pela cidade. Para os apaixonados pela culinária goiana, os doces e empadões fazem a festa. 

7 – Formosa 

Localizada a 282 km de Goiânia e a 80 km de Brasília, nasceu ainda no século 18, no tempo em que a capitania de São Paulo era quem comandava Goiás. Possui diversas cachoeiras, a de maior destaque: Cachoeira do Itiquira, de 168 metros, considerada como um das mais altas de toda América Latina. Um dos pontos positivos é que ela não é de difícil acesso. Idosos, crianças e pessoas com algum tipo de limitação chegam até lá com facilidade. Outro ponto bastante conhecido, é a Lagoa da Feia com seus 6km de comprimento. Piscinas naturais e grutas ainda integram as belezas do município, considerado pelos praticantes de vôo de asa delta um dos melhores locais do País para a prática do esporte. 

8 – Jataí 

A cidade de Jataí é considerada como uma das principais potências no que tange ao agronegócio do país, mas não para por aí. Também apresenta bom potencial para turismo. Nem todo mundo sabe, mas a cidade também possui águas termais, que brotam a 40ºC e são bons atrativos para quem quer relaxar. Também concentra parques, lagos, cachoeiras e rios, fazendo com que clubes e confortáveis hotéis da cidade recebam anualmente milhares de turistas. 

9 – Pirenópolis 

Tombada pelo Patrimônio Nacional, conserva arquitetura colonial e seu aspecto bucólico e antigo. Morros, cachoeiras e trilhas fazem parte das maiores atrações. A cidade conta com uma boa rede hoteleira e ótimos restaurantes. A vida noturna é um destaque à parte, nada como caminhar e encontrar um café, restaurante ou pub escondido pela cidade. A boa pedida para este mês, será a Travessia dos Pireneus que acontecera de 21 a 27 de julho. É uma caminhada em várias trilhas antigas abertas pelos bandeirantes e garimpeiros no Séc XVIII e XIX. O roteiro tem 7 dias com 5 dias de caminhada. São utilizadas fazendas como apoio para pernoites e alimentação envolvendo a comunidade local. Mais informações no site: pirenopolis.tur.br 

10 – São Miguel do Araguaia 

Começou a ser povoada no ano de 1952, e possui população estimada menor que 23 mil habitantes. Ao longo do tempo construiu uma história forte e chegou a ser conhecido como a capital do arroz do estado, durante um tempo. Situada a 483 km de Goiânia e a 50 km de Luiz Alves do Araguaia (o Rio Araguaia), é ponto de acesso para a Ilha do Bananal, que é a maior ilha fluvial do mundo. Possui paisagens simplesmente magníficas e as melhores praias fluviais que se pode imaginar. 

Veja Também