Quinta-feira, 28 de março de 2024

Martha Medeiros fala sobre carreira no ‘Trilha de Letras’

Autora discorre sobre invisibilidade em entrevista na TV Brasil

Postado em: 16-07-2019 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Martha Medeiros fala sobre carreira no ‘Trilha de Letras’
Autora discorre sobre invisibilidade em entrevista na TV Brasil

Para celebrar os 25 anos de trajetória literária, a escritora Martha Medeiros participa do programa Trilha de Letras que a TV Brasil exibe, nesta terça (16), às 23h30. No bate-papo, ela conversa com a apresentadora Katy Navarro sobre o lançamento de uma coletânea de suas crônicas mais expressivas. 

O livro O Meu Melhor é uma edição comemorativa que reúne seus principais textos. Trata-se de uma antologia com cem dos conteúdos mais populares da obra de Martha que foram escolhidos pela própria autora. “Selecionei cem colunas que são um retrospecto da minha carreira”, explica a também jornalista e roteirista.

Durante a entrevista, Martha reflete sobre temas da rotina que aborda em suas publicações como invisibilidade e exposição nos tempos atuais. Ela explora essas perspectivas seja em produções curtas ou trabalhos mais extensos.

Continua após a publicidade

Premiada no País e no exterior, a convidada discute esses assuntos polêmicos em seus textos. “Estamos vivendo justamente a era da exposição, do espetáculo. Acho que o que está invisível é a nossa angustia e solidão”, pontua a escritora.

Com mais de 30 títulos publicados, Martha já conquistou o Prêmio Jabuti. A obra da autora percorre não só as crônicas, mas também poesias. A pluralidade de seu olhar a instigou também a redigir romance, livro voltado para o público infantil e até guia de viagem.

Repercussão 

Caracterizado por uma linguagem simples, que parece uma conversa com o leitor, o texto de Martha conquista cada vez mais fãs. Seu acervo reúne publicações conhecidas como os títulos Divã, Doidas e Santas e Feliz Por Nada que se tornaram best-sellers.

Os livros da escritora abordam situações da vida e do cotidiano. A partir de temas corriqueiros que instigam a identificação do público, essas obras ganharam adaptações para outras plataformas como cinema, teatro e televisão.

Ela analisa como sua forma de trabalho proporciona essa relação íntima como o leitor. “Quando estou escrevendo, busco entender o que sinto sobre aquele assunto que elegi. Depois, compartilho através das colunas e descubro que todos nós temos os mesmos dilemas”, pondera.

Martha comenta como as crônicas abordam as relações humanas e mexem com os sentimentos das pessoas: “A magia da identificação é incrível. Acho que a crônica permite isso”.

“A crônica é o gênero literário que mais cria vínculo com o leitor porque é reproduzida no jornal geralmente no mesmo espaço com uma frequência definida. A pessoa cria uma expectativa para ler, desenvolvem uma sensação de amizade e nos consideram da família”, enfatiza sobre a proximidade percebida pelo público.

Redes sociais

Ao abordar a dialética do isolamento e da exposição, Martha reflete sobre o uso das redes sociais para projetar uma imagem. “A gente mostra um lado meio fake de felicidade, muitos sorrisos, ângulos maravilhosos, viagens e amores. Está todo mundo propagando pelas redes sociais a parte boa da vida”, avalia Martha que condena sentimentos como a inveja.

Para a autora, é preciso mostrar que a imperfeição faz parte da rotina. “Tem pouca gente falando sobre o que dá errado. Isso cria um desnível, porque a vida não é esse ‘oba-oba’. Ela também são erros e fracassos. E isso está ficando tão escondido que a gente não sabe lidar com esses reveses e entra em depressão”, completa. 

Veja Também