Netflix retira cena de suicídio de 13 Reasons Why

Empresa anunciou decisão após consultar especialistas em saúde mental

Postado em: 16-07-2019 às 09h30
Por: Lucas de Godoi
Imagem Ilustrando a Notícia: Netflix retira cena de suicídio de 13 Reasons Why
Empresa anunciou decisão após consultar especialistas em saúde mental

Aline Bouhid

A Netflix retirou a polêmica cena de suicídio explícito da série “13 Reasons Why”, lançada há dois anos. O anúncio foi feito hoje (16) no Twitter, junto a um comunicado explicando que a decisão foi tomada após consultar especialistas em saúde mental. A estreia da terceira temporada poderia atrair novos espectadores que seriam expostos à cena em questão. 

A cena do suicídio acontecia no final da primeira temporada, quando a protagonista entrava em uma banheira e cortava os próprios pulsos. A nova versão, já disponível na Netflix, mostra Hannah apenas se olhando no espelho antes de entrar na banheira, e sua mãe descobrindo seu corpo mais tarde. À época, a sequência foi criticada pela romantização do suicídio, com estudos mostrando que desde o lançamento da série, houve aumento no número de jovens americanos que retirou a própria vida.

Continua após a publicidade

Na época de lançamento da primeira temporada, muitos especialistas apontaram que 13 Reasons Why poderia servir como gatilho para pessoas que já tinham pensamentos suicidas, principalmente por ter uma cena forte e muito gráfica. No comunicado, eles comentam que “ouvimos de muitos jovens que 13 Reasons Why encorajou-os a falar sobre assuntos difíceis como depressão e suicídio, e a procurar ajuda, pela primeira vez.

O seriado ganhou uma segunda temporada em 2018 e a terceira deve ser lançada em 2019. Os dois primeiros anos estão disponíveis na Netflix. “Nos preparando para lançar a terceira temporada este ano, nós estivemos cientes do debate em relação à série. Seguindo o conselho de experts médicos, incluindo a Dra. Christine Moutier, médica chefe da Fundação Americana para Prevenção do Suicídio, decidimos, com o criador Brian Yorkey e os produtores, cortar a cena em que Hannah tira sua própria vida na 1ª temporada”. 

Veja Também