Uma amizade que ultrapassa gerações

Série ‘Friends’ completa 25 anos nesta semana, sendo uma das produções televisivas mais conhecidas da época - Foto: Divulgação

Postado em: 18-09-2019 às 07h00
Por: Leandro de Castro Oliveira
Imagem Ilustrando a Notícia: Uma amizade que ultrapassa gerações
Série ‘Friends’ completa 25 anos nesta semana, sendo uma das produções televisivas mais conhecidas da época - Foto: Divulgação

Guilherme Melo 

Marcando presença em setembro de 1994, ‘Friends’ trazia no enredo Rachel, Monica, Phoebe, Joey, Chandler e Ross, com a premissa: seis amigos jovens, morando em Nova York e enfrentando o começo da vida adulta. A série acabou se tornando uma das mais populares da TV, emplacando 10 temporadas e 236 episódios. A produção completa 25 anos, no próximo domingo (22), sendo a precursora de um novo gênero nas produções norte americanas. 

Em uma mescla de humor e drama, a série representa a geração milênio, pessoas que nasceram na década de 1980 e os primeiros anos de 1990. Apresentando jovens que estavam na transição do mundo analógico para o digital, ‘Friends’ continua sendo uma das séries mais atuais. Em 2014, a Netflix desembolsou US$ 118 milhões para pôr a série em seu catálogo, e em 2018, mais US$ 100 milhões para mantê-la.

Continua após a publicidade

Para o jovem Murillo Medeiros, que nasceu no mesmo ano que a série, a produção é uma forma de representar muitas angustias que os jovens passam neste período. “Fui conhecer ‘Friends’ quando a série já tinha sido encerrada, nos anos de 2010. Fiquei encantado com a produção retratava alguns medos que eu enfrentava com meus 17-18 anos. O fato de deixar de comprar alguma coisa para pagar uma conta, os relacionamentos conturbados e o fato de ter que lidar com mudanças, tanto físicas como sociais. Sou apaixonado pela série até hoje”, afirma o fã. 

Entenda os amigos 

O enredo, que encanta pessoas até hoje, começa com Rachel Green, interpretada pela atriz Jennifer Aniston, que foge do próprio casamento e tempos depois encontra uma antiga amiga de escola, Monica Geller, vivida pela Courteney Cox, agora chef de cozinha.  Monica decide acolher Rachel, que passa a fazer parte do grupo de amigos, composto por seu irmão recém-divorciado, o paleontólogo Ross Geller (David Schwimmer), a massoterapeuta e musicista Phoebe Buffay (Lisa Kudrow), e seus dois vizinhos, o ator Joey Tribbiani (Matt LeBlanc) e o ‘homem de negócios’ Chandler Bing (Matthew Perry).

A trama tem como foco principal a evolução de Rachel, de uma garotinha mimada para uma mulher independe. Embora sonhe trabalhar em moda, Rachel se torna garçonete na cafeteria Central Perk, onde os seis amigos sempre se reúnem. Cada um deles tem traços de personalidade muito característicos. Ross, por exemplo, é o típico nerd, enquanto Phoebe é a maluca da turma. Mesmo com as suas diferenças, juntos enfrentam os desafios da vida adulta, como a falta de dinheiro, dificuldades no trabalho, embates com a família e, principalmente, problemas amorosos. Rachel e Ross se tornam o casal principal da série. 

Assinada por David Crane e Marta Kauffman, na época a série era transmitida pela NBC e, hoje, pertence à Warner. Todos os capítulos apresentam uma história principal e começam com o título The one with/the one where (Aquele com/Aquele em que), seguido de um dilema principal que explica a história. Como nos episódios: Aquele Em Que Rachel Se Atrasa e Aquele Em Que Monica Canta. A exceção são os dois últimos episódios, que foram ao ar em 2004, e se chamam apenas The Last One (O Último), com partes 1 e 2.

A série ficou tão conhecida que teve participação especial de astros e estrelas de Hollywood, como George Clooney, Julia Roberts e Sean Penn. Sendo que as vezes eles interpretavam a si mesmos. Em outros casos, os convidados assumiram papéis comuns, como Winona Ryder sendo Melissa, um antigo flerte de Rachel, e Brad Pitt faz uma aparição como Will, amigo de Monica e Ross que sofria bullying de Rachel na infância.

Friends é um marco da cultura pop, a série brincava com as próprias referências e foi capaz de se infiltrar na cultura jovem, inspirando bordões, como o clássico How are you doing? e a friendzone, de Joey. Modo de falar, gestos e até hábitos culturais marcaram Friends como um sucesso de público e crítica, sendo indicada para 62 prêmios Emmy. 

Curiosidades sobre a série 

1 – Aquele em que Rachel beija todos

A atriz Jennifer Aniston, Rachel, foi a única dos seis que beijou todos do elenco principal. Na série Rachel é o par romântico de Ross, mas isso não impediu que a mocinha desse uns pegas no Joye e no Chandler durante o termino do namoro. Para provar que ela beija bem, acaba beijando a Phoebe. E para ter seu apartamento de volta, ela beija a Monica.

2 – Aquele em que o Insomnia Café

Antes de escolherem o nome da série como ‘Friends’, os roteiristas tinham outros nomes em mente, segundo o site Zimbio, as principais escolhas eram ‘Insomnia Café’, ‘Across the Hall’ e ‘Six of One’. Mas quando a NBC comprou os direitos da série, o título foi mudado para ‘Friends Like Us’, que posteriormente acabou se tornando apenas ‘Friends’.

3 – Aquele com o casamento de Courteney Cox

Nos créditos de abertura do episódio ‘Aquele Depois de Vegas’, que é dedicado ao casamento de Courteney Cox e David Arquette, todos os membros do elenco tiveram o nome Arquette adicionado ao final dos seus nomes reais.

4 – Aquele em que Chandler é gay: 

Quem é fã da série sabe sobre os boatos de que o Chandler era para ser originalmente gay, mas na verdade, os criadores não tinham nenhum plano relacionado a vida amorosa do rapaz, tanto que seu relacionamento com a Mônica foi uma decisão de última hora. A única pessoa que não estava engolindo a ideia de que o personagem seria gay é o ator que interpretava o Chandler, Matthew Perry. 

5 – Aquele com a moldura no olho mágico 

Inicialmente a moldura era um espelho que foi quebrado por acidente por um dos membros da equipe de filmagem. Mas os criadores gostaram tanto que decidiram usá-lo como decoração. E foi assim que nasceu um dos símbolos mais memoráveis de Friends.

(Guilherme Melo é estagiário do jornal O Hoje sob orientação do editor Lucas de Godoi) 

 

Veja Também