Maratona de programação da Campus Party Goiás está com as inscrições abertas

Interessados em acompanhar as palestras poderão se inscrever ao longo do evento. Inscrições são de graça; saiba como se inscrever| Foto: Reprodução/ Sedi

Postado em: 08-07-2020 às 11h30
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Maratona de programação da Campus Party Goiás está com as inscrições abertas
Interessados em acompanhar as palestras poderão se inscrever ao longo do evento. Inscrições são de graça; saiba como se inscrever| Foto: Reprodução/ Sedi

Eduardo Marques

Em sua primeira edição totalmente virtual, a Campus Party Digital Edition recebe inscrições até esta quarta-feira (8) para a hackathon – maratona de programação. O evento será realizado de 9 a 11 de julho, transmitido simultaneamente em mais de 30 países e contará com a participação de diversos palestrantes brasileiros e estrangeiros. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela internet.

A maratona de programação com dados abertos é aberta para estudantes e profissionais das áreas de design, programação, análise de dados e qualquer pessoa com ideias inovadoras. Os participantes terão 24 horas para construir soluções impactantes relacionadas a agronegócios, logística, indústria, saúde e educação, e educação, ação social.

Continua após a publicidade

Segundo Pedro Renan, da PRTE, o mais importante é propiciar aos inscritos uma jornada de muito aprendizado. “Os participantes vão ter a oportunidade de conhecer bases de dados que estão disponíveis para todos e criar soluções inovadoras que possam contribuir com a inovação em Goiás. E vão fazer isso com um time excelente e internacional de mentores”.

O hackathon é composto por três fases: formação de equipes e propostas de projeto, na quinta-feira (9); desenvolvimento e entrega da solução, na sexta-feira (10); e demonstração da solução, no sábado (11).

Além de ser totalmente digital, a maratona de programação deste ano terá outra novidade – serão disponibilizados o acesso a dados abertos do governo de Goiás e de parceiros do evento para estimular a criação de soluções tecnológicas para problemas reais e iniciativas inovadoras.

Para Carlos Magno, Gerente de Incubadoras e Startups do Governo de Goiás, a maratona é uma grande oportunidade para que os talentos goianos se conectem. “É gratificante ver que pessoas incríveis estarão reunidas para construir negócios que solucionam problemas da sociedade tento a orientação de mentores com intenção genuína de ajudar e contribuir com o desenvolvimento delas.”

Serão selecionadas as dez melhores propostas de acordo com os seguintes critérios de avaliação: criatividade, inovação, proposta de valor, possibilidade de implantação e uso dos recursos tecnológicos disponibilizados. Entre as dez, serão premiadas as três melhores soluções escolhidas pelos avaliadores.

Palestras

Aqueles que tiverem interesse em acompanhar a programação online da Campus Party, que contará com palestras de diversas partes do mundo, poderão se inscrever até sábado (11) – último dia do evento. As inscrições podem ser feitas, inclusive, durante o horário da palestra escolhida.

Caso o participante tenha interesse em mais de uma palestra em horários simultâneos, é possível se inscrever em todos os conteúdos desejados e assisti-los posteriormente, pois ficarão salvos para os inscritos.

O governador Ronaldo Caiado (DEM) faz palestra na próxima quinta-feira (9), às 16h30, no palco mundo da primeira edição totalmente digital da Campus Party. Com o tema “Challenges of post pandemic social policies” (Desafios das políticas sociais pós pandemia), Caiado lançará um programa de mobilidade social e mostrará como o Estado está alinhado com o tema central do evento: “Let’s reboot the world” (Vamos reiniciar o mundo). 

Inovação na pós-pandemia

Secretário em exercício do Desenvolvimento e Inovação, Márcio César Pereira, ressalta que o processo de retomada socioeconômico e o “novo normal” são assuntos tratados por Caiado como prioridades desde o início da pandemia. “Esse é um trabalho que o governador tem realizado de forma muito forte, e nossa expectativa, com a participação de Goiás na Campus Party, é mobilizar um grande número de pessoas para discutir a inovação no novo contexto em que todos estamos inseridos”, pontua.

O programa a ser lançado, cujos detalhes poderão ser conhecidos durante a palestra, tem o objetivo de “possibilitar que o cidadão goiano alcance uma vida mais digna”, adiantou Márcio César. “A Campus Party também se consolida como oportunidade para que soluções sejam pensadas e repensadas mediante parcerias entre o poder público e a sociedade civil. É um espaço que abriga novas ideias”, complementa.

O protagonismo de Goiás no evento também é lembrado pelo titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), Adriano da Rocha Lima. Ele ressaltou que dos 1.800 palestrantes, de mais de 30 países, cerca de 300 são goianos. “Vamos presenciar uma conexão diferente nesta edição da Campus Party, que vai justamente explorar esse momento de reconstrução pelo qual passamos. Muitas respostas vão ser dadas às crises de saúde, econômica e social”, projeta Rocha Lima. 

 

Veja Também