Segunda-feira, 30 de novembro de 2020
GOIÂNIA-GO
{{tempo.temperatura}}°

Cultura

Primeira Usina Hidrelétrica do Distrito Federal é reconhecida como patrimônio histórico

Postado em: 23-10-2020 às 16h43
O decreto é um importante avanço na preservação do patrimônio histórico goiano/ Foto: divulgação

Jyeniffer Taveira

Decreto publicado no Diário Oficial desta sexta-feira (23) reconhece a primeira Usina Hidrelétrica da Cidade Ocidental, o município fica no Entorno do Distrito Federal. O local mantém preservadas infraestruturas construídas ainda no período colonial do Brasil, o decreto de tombamento histórico e artístico ajuda a preservar todas as memórias do local.

O local, também conhecido como Usina do Ribeirão Saia Velha, foi construído por aproximadamente dois mil escravos, foi usado com o objetivo de levar água para as minas de ouro do Arraial de Santa Luzia, atual cidade de Luziânia. O Ribeirão recebeu em 1954 autorização para aproveitamento de energia hidráulica da cachoeira.

A implantação da 1ª Usina Hidrelétrica de Brasília somente se concretizou em razão da construção de Brasília, pois foi construída para fornecer energia para a construção da nova capital.

Em 2014, a Superintendência do Patrimônio Histórico, Cultural e Artístico da Secretaria de Estado de Cultura (Secult Goiás) produziu a instrução do processo e o parecer técnico, comprovando os valores históricos, simbólicos e cognitivos da usina, além de estudos técnicos.

O secretário de Estado de Cultura, Adriano Baldy, comemorou a ação do tombamento da usina: “A partir de agora a Secult poderá fiscalizar e acompanhar todos os processos que ocorram no local, além de preservar um lugar histórico tão importante para os goianos e para os brasilienses que também fizeram parte da história desse local”, afirma.

 

Seja o primeiro a comentar

Fazer comentário

Acesse sua conta para comentar, é rápido e gratuito.

Inscreva-se na newsletter e receba

conteúdo exclusivo

Digite aqui o que deseja pesquisar