Governo diminui projeção de crescimento do País

Foto: Agência Brasil

Postado em: 12-07-2019 às 16h05
Por: Lucas de Godoi
Imagem Ilustrando a Notícia: Governo diminui projeção de crescimento do País
Foto: Agência Brasil

Aline Bouhid

O governo federal diminui a projeção de crescimento da economia brasileira para este ano. A expectativa atual do governo é de que o Produto Interno Bruto (PIB), soma de bens e serviços produzidos no país, fique em 0,8%. A estimativa anterior era de 1,6%. As informações constam no relatório Macro Fiscal, do Ministério da Economia, divulgado na tarde de hoje (12).

Para 2020, a previsão é que o PIB cresça 2,2%. Também de acordo com a publicação, previsão atual é de que a inflação do país continue em queda e feche 2019 em 3,8%. O boletim mostra que a recuperação econômica do país, no segundo trimestre de 2019, continua lenta. O documento cita a aprovação da reforma da previdência como fundamental para a retomada do crescimento econômico. 

Continua após a publicidade

Para o secretário especial da Fazenda, Waldery Rodrigues, as novas regras para as aposentadorias aliadas a uma reforma tributária, que deve ser encaminhada em breve ao Congresso Nacional, têm o poder de fazer o PIB crescer nos próximos anos. “As duas [reformas] constituem medidas que afetam o que chamamos de PIB potencial da economia brasileira”, destaca Waldery Rodrigues.

Para o subsecretário de Política Econômica do Ministério da Economia, Adolfo Sachsida, entre os desafios do país para fazer a economia crescer está o aumento da produtividade. ”Ou o Brasil adota reformas pró-mercado, que estimulem a produção e o emprego ou nós continuaremos num cenário de baixo crescimento econômico.” 

* Com informações Agência Brasil

Veja Também