Energia residencial deve ficar 5,08% mais barata

A Enel anunciou redução de 5,08% nas tarifas de clientes residenciais a partir desta terça-feira (22). Foto: Internet

Postado em: 22-10-2019 às 12h15
Por: Aline Carleto
Imagem Ilustrando a Notícia: Energia residencial deve ficar 5,08% mais barata
A Enel anunciou redução de 5,08% nas tarifas de clientes residenciais a partir desta terça-feira (22). Foto: Internet

Aline Bouhid

A partir de hoje (22) passa a vigorar o reajuste tarifário da Enel Distribuição Goiás com queda de 5,08% para clientes residenciais. A redução média para todos os consumidores é de 3,9%. Para os consumidores de baixa tensão, queda foi de 4,32%, e para os de média e alta tensão, em geral indústrias e comércios de médio e grande porte, redução é de 2,89%. Reajuste foi aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). 

Segundo a companhia, o item que mais contribuiu para a redução tarifária da Enel Distribuição Goiás foi o custo com pagamento de encargos setoriais. A redução de 6,42% nesses encargos ocorreu devido a quitação antecipada dos empréstimos realizados pelo setor elétrico nos anos de 2013 e 2014 para pagamento das Usinas Termoelétricas que tiveram que produzir energia naquele período intenso de seca, a custos mais elevados.

Continua após a publicidade

Mesmo com a redução no valor da tarifa, a Enel reitera sobre a importância do consumo consciente pelos clientes. Entre agosto e setembro, Goiás tem apresentado recordes de altas temperaturas e de baixa umidade do ar, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Durante este período de forte calor e seca é muito comum intensificar o uso de equipamentos refrigeradores, como ar condicionado, ventiladores e umidificadores de ar, que aumentam o consumo de energia. Além disso, com as altas temperaturas os eletrodomésticos consomem mais energia impactando no consumo.

Confira as dicas da Enel que podem ajudar a economizar nesta época de calor:

Ar condicionado:

Escolha modelos mais econômicos, com selo Procel e classificação A.

Evite entrada de sol no ambiente refrigerado e instale o aparelho em local com boa circulação de ar

Ajuste a temperatura para em torno de 23°C. As temperaturas mais baixas podem não ser alcançadas e fazer o aparelho trabalhar o tempo todo em potência máxima.

Mantenha os filtros de ar limpos.

Compre o equipamento com potência adequada ao tamanho do ambiente onde pretende instalá-lo.

Um aparelho com potência de 10.000 BTU’s, usado 8 horas por dia, consome em média 142 kWh no mês, que corresponde a R$ 132,06 na conta de energia, considerando a tarifa de energia residencial comum com impostos e bandeira tarifária (R$ 0,93 kWh em GO).

Geladeiras, freezers, adegas e cervejeiras:

Evite abrir os equipamentos com frequência, pois o ar quente exige mais energia para resfriar e atingir novamente a temperatura ajustada.

Não utilize a parte de trás para secar objetos.

Degele e limpe a geladeira com frequência.

Não forre as prateleiras, isso dificulta a circulação interna do ar.

Instale o aparelho em um local bem ventilado, longe do fogão, aquecedor e áreas expostas ao sol.

Faça revisões periódicas, com profissionais capacitados, das borrachas de isolamento das portas e sensores de temperatura, para evitar consumo excessivo.

Chuveiro elétrico:

Feche a torneira para se ensaboar.

Tome banhos rápidos e, se possível, com a chave de temperatura na posição “verão”, o que pode reduzir o consumo em até 30%.

Compre sempre chuveiros de menor potência (2 a 6 kW), que são eficientes e consomem menos.

Limpe com frequência os orifícios de saída de água. Se não estiverem limpos, haverá menos água e o chuveiro terá que ficar mais tempo ligado. 

Veja Também