Empresas investem no convívio com animais, em Goiânia

Hábito vai além do pet friendly e reflete positivamente na redução do estresse | Foto: Reprodução

Postado em: 02-03-2021 às 10h35
Por: Augusto Sobrinho
Imagem Ilustrando a Notícia: Empresas investem no convívio com animais, em Goiânia
Hábito vai além do pet friendly e reflete positivamente na redução do estresse | Foto: Reprodução

Nathan Sampaio

Um levantamento realizado pela DogHero, uma empresa de hospedagem domiciliar para cães, com mais de 700 participantes, mais de 90% afirmou ter interesse em trabalhar em um ambiente pet friendly ou gostaria de poder levar o seu cão para o trabalho. Em busca de um clima mais amistoso e até informal, que garanta melhor qualidade de vida não somente para a equipe, como para clientes e parceiros, empresas em Goiânia têm investido no contato com pets. A presença de animais no ambiente de trabalho reflete em redução do estresse, dinamismo, leveza no espaço corporativo e até mesmo em maior interação entre a própria equipe.

É o que aponta o diretor de marketing da EBM Desenvolvimento Imobiliário de Goiânia, Ademar Moura, sobre a Brigitte, uma golden retriever, que há mais dois anos se tornou a mascote oficial da central de decorados da incorporadora. “É um espaço em que buscamos mais dinamismo, então fazia sentido ter uma mascote que trouxesse essa leveza. A presença da Brigitte reflete em uma oportunidade de sair da rotina e oxigenar a mente com mais leveza e afago à equipe”, afirma.

Continua após a publicidade

Como a pet circula por diversos os espaços da empresa, mantendo contato com todos os colaboradores, corretores e clientes, Ademar diz que ela está sempre com a higiene em dia e tem respeitados seus horários de refeição e descanso. “A Brigitte tem uma rotina de passeios tanto pela manhã e à tarde, geralmente pela Avenida Ricardo Paranhos, onde fica o Espaço. A equipe de colaboradores e até corretores se revezam nesses passeios. “Já aconteceu de clientes visitarem o Espaço EBM especialmente para conhecer a Brigitte e alguns que levaram seus pets para brincar com ela”, afirma. 

Idealizador da presença da Brigitte na incorporadora, o diretor de incorporação da regional Centro-Oeste da EBM, Marcello Moreira, afirma que a convivência com a cadela modificou o clima no Espaço. “A chegada dela tornou o lugar muito mais alegre e ainda contribuiu para criar um senso de responsabilidade e cuidado”, diz. Ele ainda comenta que ela faz uma visita ao veterinário uma vez por semana e dorme na sua casa nos momentos em que não há ninguém na empresa. “Com esse contato o colaborador desacelera, ele não sente aquela pressa de ir para casa, o trabalho se torna prazer”, conjectura. 

Uma pesquisa realizada pela Virginia Commonwealth University, nos Estados Unidos, levantou informações que validam a eficiência dessa nova inclinação. Segundo o levantamento, que avaliou colaboradores que levaram seus animais para o trabalho e os que não mantinham esse contato, a presença de animais em espaços corporativos reduz o estresse e pode tornar a rotina mais satisfatória. “As terapias com animais estão cada vez mais difundidas e as pesquisas comprovam a eficiência desse contato. Não dá para negar que essa ligação é importante para desenvolver noções sociais, emocionais e até cognitivas”, analisa a psicóloga Bruna Domingos. A profissional afirma ser importante uma organização para atividades que sejam desenvolvidas com os pets na empresa.

Clientes pets

No sentido de unir ainda mais as pessoas com seus pets Alata sorvetes também investiu nessa ideia, criando produtos próprios para animais. O espaço, que costuma receber pets frequentemente, com predominância dos cães, e, inclusive, oferece água e ração aos melhores amigos de todos, dá um passo a mais e convida os bichinhos a se refrescarem também. Produzido à base de água, 100% natural, sem açúcar, sem adoçantes e livre de qualquer conservante, o item tem sabor de mamão com cenoura. No formato de picolé, a novidade acaba de ser integrada ao cardápio do Alata com a proposta de tornar aquele passeio com o companheiro ainda mais delicioso para ele.

“Nós temos o máximo de adoração por todos os pets que frequentam a sorveteria com os seus donos e o maior respeito por tudo que os animais representam. É por eles que nós pensamos nesse produto, que é livre de qualquer conservante, corante ou lactose, e é feito à base de alimentos que são saudáveis para eles. Nossa intenção é ampliar a experiência que tanto eles quanto as pessoas podem ter aqui conosco”, explica o chef Ian Baiocchi. 

 Veterinária e nutróloga da Bicho Orgânico, Luciana Meguerditchian alerta para a importância dessas opções para os pets. “Os sorvetes naturais podem ser uma boa estratégia para refrescar os cães em dias quentes e também auxiliar no aumento de consumo de água. Os sorvetes de frutas podem ser oferecidos esporadicamente como petisco, representando até 10% do total de alimentos do dia”, esclarece. A profissional ainda ressalta que cães com dietas muito ricas em carboidratos, como as rações, podem ter prejuízo ao ingerir frutas em quantidades expressivas, já os gatos não devem consumir frutas ou derivados das mesmas.

Veja Também