Rússia atropela Arábia na abertura da Copa

Em surpreendente placar de 5 a 0, os donos da casa começaram com estilo o Mundial e assumiram a liderança do Grupo A

Postado em: 15-06-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Rússia atropela Arábia na abertura da Copa
Em surpreendente placar de 5 a 0, os donos da casa começaram com estilo o Mundial e assumiram a liderança do Grupo A

Luiz Felipe Mendes*


Continua após a publicidade

Na partida de abertura da Copa do Mundo, o que não faltou foi gol. No duelo entre as duas seleções teoricamente mais fracas do Mundial, tomando como base o ranking da Fifa, a anfitriã Rússia deu um show e goleou a Arábia Saudita por 5 a 0. Com o Estádio Luzhniki lotado e as presenças do presidente russo Vladimir Putin, o presidente da Fifa Gianni Infantino e o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammad bin Salman, a Copa começou a todo vapor.

Antes mesmo da bola rolar, o palco do jogo em Moscou teve show de abertura do cantor britânico Robbie Williams, que contou com a participação especial da soprano Aida Garifullina, além de Ronaldo Fenômeno entregando a bola para o mascote Zabivaka. Meia hora depois, a bola rolou para o grande espetáculo, comandado por uma equipe de arbitragem argentina e um quarto árbitro brasileiro – Sandro Meira Ricci.


O jogo

Desde o apito inicial, o panorama de toda a partida ficou claro. Os donos da casa apostavam no jogo físico e no contra-ataque, enquanto os visitantes valorizavam a posse de bola e a velocidade. Entretanto, a proposta saudita esbarrava na falta de qualidade técnica de seus jogadores, e os russos trataram de aproveitar essas falhas. Em dez minutos as melhores chances vieram dos anfitriões, e aos 11 do primeiro tempo uma oportunidade se transformou em gol: depois de cruzamento de Golovin, Gazinsky testou para o gol e estufou as redes, marcando o primeiro gol da Copa de 2018.

Apesar da Arábia Saudita tocar muito mais a bola, era a Rússia quem dominava as ações. Porém, aos 21 minutos os visitantes chegaram pela primeira vez com mais perigo ao ataque, em lance afastado pela defesa russa. Um minuto depois, o camisa 9 da Rússia, Dzagoev, sentiu lesão na coxa e precisou deixar o campo para a entrada de Cheryshev. O jogo seguiu e o segundo gol veio aos 42, em chutaço do atacante que havia entrado há pouco, deixando os marcadores no chão e chutando alto.

Na volta do intervalo, o andamento do confronto não mudou muito. A Arábia Saudita quase nunca conseguia chegar, mas não parava de tocar a bola na intermediária e na defesa. Entretanto, seguia errando passes. A Rússia era mais contundente e forte fisicamente, e o terceiro gol veio aos 25. Novamente em cruzamento de Golovin, Dzyuba aproveitou bobeada do zagueiro adversário e marcou de cabeça. Detalhe: ele tinha acabado de entrar.

Os dois últimos gols vieram já nos acréscimos, e dois golaços. Cheryshev chutou de três dedos na “gaveta” para vencer o goleiro. Golovin marcou em cobrança de falta de muita qualidade. 5 a 0 para a Rússia, que começou a Copa na ponta do Grupo A. O outro embate desta chave acontece hoje às 9 horas entre Egito e Uruguai, reunindo craques como Luis Suárez e possivelmente Mohammed Salah. 


Ficha técnica 

Rússia 5 x 0 Arábia Saudita 

Local: Estádio Luzhniki, em Moscou, na Rússia. Árbitro: Nestor Pitana (Argentina). Assistentes: Hernán Maidana (Argentina) e Juan Pablo Belatti (Argentina). Gols: Gazinsky, aos 11’ do 1º tempo. Cheryshev, aos 42’ do 1º tempo. Dzyuba, aos 25’ do 2º tempo. Cheryshev, aos 46’ do 2º tempo. Golovin, aos 49’ do 2º tempo. Público: 78.011 torcedores 

Rússia: Akinfeev; Mário Fernandes, Kutepov, Ignashevich e Zhirkov; Gazinsky e Zobnin; Samedov (Kuzyayev), Dzagoev (Cheryshev) e Golovin; Smolov (Dzyuba)

Técnico: Stanislav Cherchesov

Arábia Saudita: Al-Mayouf; Al-Burayk, Osama Hawsawi, Omar Hawsawi e Al-Shahrani; Otayf (Al-Muwallad); Al-Shehri (Bahebri), Al-Jassim, Al-Faraj e Al-Dawsari; Al-Sahlawi (Assiri)

Técnico: Juan Antonio Pizzi 

Veja Também