Brasil dá início à corrida pelo hexa na Copa do Mundo 2018

Seleção brasileira aposta na criatividade e na juventude do setor ofensivo para superar a retranca da Suíça na estreia

Postado em: 16-06-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Brasil dá início à corrida pelo hexa na Copa do Mundo 2018
Seleção brasileira aposta na criatividade e na juventude do setor ofensivo para superar a retranca da Suíça na estreia

Luiz Felipe Mendes*


Continua após a publicidade

Rufem os tambores, pois o caminho da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2018 está perto de começar! Neste domingo, às 15 horas, o duelo imperdível entre Brasil e Suíça fecha o dia de jogos, em confronto válido pelo Grupo E da competição. Com escalação confirmada, o técnico Tite mandará a campo uma formação com mais criatividade e menos marcação, na intenção de furar o conhecido bloqueio do time europeu.

Alisson no gol: a opção pelo atual goleiro da Roma como titular absoluto é algo que vem sendo mantido pela comissão técnica brasileira. Bancado principalmente pelo treinador de goleiros Taffarel, Alisson possui a total confiança da equipe. Também na defesa, a dupla de zaga formada por Miranda e Thiago Silva vem se mostrando eficiente, e dois defensores de altíssima qualidade estão no banco de reservas caso haja algum problema – Marquinhos, do Paris Saint-Germain, e Pedro Geromel, do Grêmio.

No meio de campo, o volante Fernandinho havia sido testado junto a Casemiro e Paulinho, mas o setor havia ficado sem mobilidade no teste contra a Croácia. Por isso, diante da Áustria, Tite deixou o grupo mais ofensivo promovendo a entrada do camisa 10, Neymar. A mesma formação será usada com a Suíça, que possui um histórico de “ferrolho”, com uma equipe que não faz tantos gols, mas também sofre poucos.

Existe a possibilidade de que o Brasil tenha todos os 23 convocados disponíveis ou no campo ou no banco de reservas. O volante Fred era o único com dúvidas, mas viajou com a delegação para Rostov. O único questionamento é se ele estará entre os suplentes, porque está em fase final de recuperação de uma lesão sofrida durante choque com Casemiro em um dos treinos. Quanto ao meia Renato Augusto, que passou praticamente toda a preparação machucado, o ex-corintiano está pronto para jogo.

No histórico do confronto, Brasil e Suíça já se enfrentaram oito vezes. Em três oportunidades os sul-americanos venceram, e em duas a vantagem final foi europeia. Além disso, houveram também outros três empates. Na última partida entre eles, em amistoso pós-Copa das Confederações, há cinco anos, a Suíça venceu por 1 a 0 com direito a gol contra de Daniel Alves, lateral que não vai participar da Copa deste ano em virtude de uma lesão.

Brasil x Suíça fecha a primeira rodada do Grupo E. Mais cedo, Costa Rica e Sérvia fazem o outro embate, e os quatro só voltam a atuar na próxima sexta-feira. Uma seleção pentacampeã, uma famosa por sua capacidade de se defender, outra possível surpresa e outra que aposta mais na tática do que na técnica. A história destas quatro equipes na Copa de 2018 começa a ser escrita hoje. 


Ficha técnica 

Brasil x Suíça 

Local: Estádio Rostov, domingo, às 15 horas, em Rostov. Árbitro: Cesar Ramos (México). Assistentes: Marvin Torrentera (México) e Miguel Hernandez (México) 

Brasil: Alisson; Marcelo, Thiago Silva, Miranda e Danilo; Casemiro, Paulinho e Philippe Coutinho; Willian, Neymar e Gabriel Jesus

Técnico: Tite

Suíça: Sommer, Lichtsteiner, Schar, Akanji, Rodriguez; Behrami, Xhaka; Shaqiri, Dzemaili, Zuber; Seferovic 

Técnico: Vladimir Petkovic 

Veja Também