Com sobrevida, Atlético faz contas pelo acesso a elite

Após a importante vitória diante do Brasil de Pelotas, o Dragão manteve o sonho de partir para a Série A, mas terá missão difícil

Postado em: 18-10-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Com sobrevida, Atlético faz contas pelo acesso a elite
Após a importante vitória diante do Brasil de Pelotas, o Dragão manteve o sonho de partir para a Série A, mas terá missão difícil

*Luiz Felipe Mendes

A luz brilha com as cores rubro-negras no fim do túnel. Com a vitória sobre o Brasil de Pelotas, de virada, fora de casa, o Atlético voltou a se aproximar do G-4 da Série B. É verdade que a rodada ainda não acabou e quando ela acabar o Dragão pode até mesmo cair de quinto para sétimo, mas a esperança está ali. Para conseguir a proeza de se classificar para a elite nacional, a tarefa atleticana está bem longe de ser fácil.

Continua após a publicidade

O Atlético só tem seis jogos pela frente, três deles contra equipes que no momento figuram dentro da zona do acesso. Além de precisar superar times que vêm fazendo uma boa campanha no torneio, o Dragão não depende apenas de si para entrar no famigerado G-4. Para ter a certeza absoluta de que vai conseguir partir rumo ao seu objetivo, o rubro-negro necessita simplesmente de vencer todos os confrontos daqui para a frente e torcer contra CSA, Vila Nova e Guarani.

Os próximos adversários do Atlético são os seguintes: Boa Esporte (fora), Fortaleza (casa), Avaí (casa), CSA (fora), São Bento (casa) e Paysandu (fora). Atualmente, o time está com 48 pontos, ocupando a quinta colocação na tabela de classificação. Para fazer uma projeção, o melhor caminho é contar com o pior panorama possível, na intenção de se ter uma margem na qual trabalhar. Considerando que o Vila e o Guarani vençam suas respectivas partidas no fim de semana, os primeiros chegariam a 51 e os segundos a 48, ambos ultrapassando o Dragão, jogando-o para sétimo.

Para tirar a diferença para o CSA, o Atlético não pode nem pensar em não vencer os alagoanos na 36ª rodada, e ainda vão ter que torcer para que eles tropecem pelo menos mais uma vez. Quanto ao Guarani e ao Vila Nova, só resta ao time de Campinas torcer contra, pois não vai mais encontrá-los nesta edição do Campeonato Brasileiro. Não é uma missão fácil, mas a heroica vitória sobre o Brasil de Pelotas deu uma sobrevida à equipe, e o técnico Wagner Lopes vai fazer de tudo para que o clube tenha um final feliz no irregular ano de 2018.

Wagner Lopes, inclusive, fez seu primeiro jogo em sua terceira passagem pelo Atlético justamente na cidade gaúcha, conseguindo ganhar mesmo tendo tido apenas um dia de treinamento com o seu plantel. O foco do novo treinador é a calma e a audácia. “Vamos jogo a jogo, treino a treino, com humildade e pés no chão. É ter ousadia com responsabilidade. Ter coragem no um contra um. Ir para o enfrentamento e ter coragem de fazer o time jogar. Na Série B, os jogos são muito parelhos. Tem que jogar e, com humildade, buscar os resultados”, resumiu. O Dragão volta a campo apenas no dia 27, na véspera do segundo turno das Eleições. 

Veja Também