Sábado, 19 de outubro de 2019
GOIÂNIA-GO
{{tempo.temperatura}}°

Esporte

Dragão faz o 'duelo dos contrastes' no Brasileirão

Postado em: 20-09-2019 às 07h00
O rubro-negro goiano, na briga pelo acesso e na caça ao líder, visita o Criciúma, afundado na zona de rebaixamento da Série B - Foto: Paulo Marcos/ACG

Luiz Felipe Mendes

Depois de uma verdadeira maratona contra Coritiba e Bragantino, rivais diretos pela ponta do Brasileiro, o Atlético tem hoje um compromisso diferente. No Heriberto Hülse, a partir das 19h15, o Dragão mede forças com o Criciúma, que por sua vez está dentro do Z-4. Apesar do adversário ser teoricamente mais frágil, o rubro-negro sabe que precisa tomar cuidado, até porque com uma vitória o Tigre deixaria a zona da degola da Série B.

No histórico do confronto, Atlético e Criciúma já se enfrentaram em oito oportunidades. A primeira delas foi em 1987, com vitória dos catarinenses. Em 2015, se encontraram pela segunda vez e os sulistas voltaram a ganhar. A partir de então, no entanto, a maré virou. No mesmo ano, eles empataram entre si. Em 2016, dois triunfos para os atleticanos, dentro e fora de casa. Em 2018, uma vitória para o Dragão e uma igualdade. Neste ano, o rubro-negro triunfou por 3 a 1 no primeiro turno do Campeonato Brasileiro. Ou seja, apesar de ter tido um resultado favorável nos dois primeiros duelos, o Criciúma não vence o Atlético há quatro primaveras, com seis embates no período.

Além do retrospecto que pesa a favor dos goianos, temos também a campanha do time na temporada. Em segundo lugar na Série B, o atual campeão goiano não perde há sete jogos. O técnico Wagner Lopes está satisfeito com a equipe e vai repetir a escalação pela terceira vez consecutiva. Para o meia Jorginho, contudo, o jogo vai ser complicado. “Sabemos que a partida contra o Criciúma lá é muito difícil. Em 2016, eu joguei lá. Apesar de termos ganhado de 2 a 1, acabou sendo um jogo muito difícil. Mas estamos preparados para fazer um bom jogo”, comentou.

O Criciúma, por outro lado, quer o apoio de sua torcida para superar o favoritismo atleticano. Com uma expectativa de seis mil torcedores no Heriberto Hülse, o Tigre precisa dos três pontos para sair do Z-4. Uma vitória faria com que ultrapassasse o São Bento, o Vila Nova, o Vitória e o Oeste. Este último, porém, vai jogar no sábado e poderia retomar sua posição. Ainda assim, um triunfo na noite de hoje vale um ingresso para fora da área de descenso da segunda divisão.

Depois das tarefas desta sexta-feira, a 24ª rodada acontecerá na semana que vem. O Criciúma viaja para a cidade de Campinas para enfrentar o Guarani, enquanto o Dragão volta a atuar fora de Goiânia, desta vez contra o Vitória. Em seguida, retorna para a capital no intuito de pegar mais um adversário que luta contra a degola, o Figueirense.

Renovação

O titular da meta rubro-negra pode ser Maurício Kozlinski, mas não quer dizer que ele não possua uma sombra. Destaque nos treinamentos, o reserva Gustavo teve seu contrato renovado até o final de 2021. Revelado pelo Vitória, ele ficou no Leão até 2017, quando se transferiu para o Atlântico, também da Bahia. Em seguida, passou pelo Jequié, o Itumbiara e o Novo Hamburgo antes de chegar ao Atlético. Com a camisa goiana, ele entrou em campo apenas uma vez, durante a 13ª rodada da Série B – quando a equipe bateu o Operário por 4 a 2.


Ficha técnica

Jogo: Criciúma x Atlético. Local e data: Estádio Heriberto Hülse, nesta sexta-feira, às 19h15, em Criciúma-SC. Árbitro: Daniel Nobre Bins (Rio Grande do Sul). Assistentes: Michael Stanislau (Rio Grande do Sul) e Luiza Naujorks Reis (Rio Grande do Sul).

Criciúma: Bruno Grassi; Carlos Eduardo, Sandro, Derlan e Marlon; Liel, Eduardo e Caíque; Foguinho, Léo Gamalho e Vinícius. Técnico: Waguinho Dias.

Atlético: Kozlinski; Jonathan, Oliveira, Gilvan e Nicolas; Moacir, André Castro e Jorginho; Reginaldo, Mike e Pedro Raul. Técnico: Wagner Lopes.

Seja o primeiro a comentar

Fazer comentário

Acesse sua conta para comentar, é rápido e gratuito.

Inscreva-se na newsletter e receba

conteúdo exclusivo

Digite aqui o que deseja pesquisar