Quinta-feira, 28 de março de 2024

Confira dicas essenciais na hora de comprar e preparar carnes brancas

Especialistas afirmam que elas são fundamentais no cardápio e podem evitar doenças se preparadas de forma correta

Postado em: 15-08-2019 às 17h33
Por: Leandro de Castro Oliveira
Imagem Ilustrando a Notícia: Confira dicas essenciais na hora de comprar e preparar carnes brancas
Especialistas afirmam que elas são fundamentais no cardápio e podem evitar doenças se preparadas de forma correta

Ingryd Bastos

As carnes brancas são fontes de ômega 3, além de conter ácidos graxos, consideradas gorduras boas e substâncias que melhoram o funcionamento do organismo. Um pesquisa realizada esse ano na Universidade de Oxford, na Inglaterra mostrou que carnes vermelhas, principalmente as processadas como salsichas e presuntos, aumentam em 20% riscos de câncer de intestino, entre outras doenças .

Especialistas orientam o equilíbrio e sempre que possível substituir a carne vermelha pela branca. No entanto, qualquer desses alimentos em excesso pode trazer malefícios à saúde, e se mal preparados também.

Continua após a publicidade

Para você que busca uma alimentação mais saudável e está tentando substituir a carne vermelha pela carne branca, mas não sabe por onde começar, nós do jornal O Hoje separamos algumas dicas para te ajudar.

Dicas de compra e preparo

Na hora de comprar a carne é importante checar alguns aspectos que podem denunciar que a carne é de má qualidade, afinal alimentação saudável começa pela escolha das peças. Verifique se a embalagem está totalmente lacrada e se não há cristais de gelo, o odor e a cor também devem ser analisadas, carne branca com manchas é sinal que de que não está tão boa. Além disso, sempre verificar a data de validade.

Peixes também é um tipo de carne branca que deve estar no cardápio frequentemente, na hora de escolher é importante observar se os olhos estão claros, as escamas brilhantes e as guelras devem estar vermelhas. É importante também verificar se o corpo do peixe está firme e fresco.

As cochas e sobrecoxas dos frangos tem mais carne e gordura, são ótimas peças para assar. Já as asas são indicadas para fritar, por ser menores não corre o risco de ficar crua por dentro. O peito é a parte magra do frango, podendo fazer bife, grelhado ou desfiado. Outra dica é aproveitar partes do peixe ou frango assado para acrescentar em saladas ou patês, no caso do peixe basta tirar os espinhos, desfiar e aproveitar. 

Frutos do mar também são ricos em nutrientes, mas requer cuidados especiais na hora do preparo, o camarão e outros crustáceos por exemplo é importante que estejam com a coloração natural, aspecto úmido e brilhante e curvaturas firmes.

 

Veja Também