Conheça 8 alimentos que ajudam a dormir melhor

Alimentos ricos em triptofano regula os níveis de serotonina no cérebro, contribuindo para o relaxamento do corpo - Foto: Divulgação

Postado em: 25-10-2019 às 13h45
Por: Leandro de Castro Oliveira
Imagem Ilustrando a Notícia: Conheça 8 alimentos que ajudam a dormir melhor
Alimentos ricos em triptofano regula os níveis de serotonina no cérebro, contribuindo para o relaxamento do corpo - Foto: Divulgação

Leandro de Castro

Dormir bem diminui os efeitos do estresse e da ansiedade no corpo, além de tornar as pessoas mais bem humoradas e com disposição maior para realizar as atividades do cotidiano, já que estão com energia e recuperadas do cansaço do dia anterior. Entretanto, uma parcela significativa da sociedade sofre com algum distúrbio relacionado ao sono. 

Segundo a Organização Mundial da Saúde, 40% da população dorme mal e apresenta algumas das 80 síndromes listadas pela Classificação Internacional dos Distúrbios do Sono. No Brasil, em pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira do Sono, 53,9% dos indivíduos queixam-se de insônia e aproximadamente 43% continuam cansados durante o dia. Com isso, a qualidade de vida é diretamente afetada.

Continua após a publicidade

A boa notícia é que uma alimentação saudável pode agir positivamente nesse quadro. Alimentos ricos em triptofano, por exemplo, regula os níveis de serotonina no cérebro, diminuindo a atividade do organismo e contribuindo para o relaxamento do corpo. Confira alguns desses alimentos.

Aveia

É um dos poucos cereais com melatonina. Para potencializar seu efeito, é importante escurecer o quarto, uma vez que os níveis desse hormônio do corpo aumentam na ausência de luz, causando sono.

Leite

Um copo de leite quente, servido antes de dormir, ajuda a ter uma noite tranquila. Esse recurso usado por mães e avós é comprovado cientificamente: a bebida é rica em triptofano, e por isso ajuda a relaxar e ter uma noite mais tranquila. O ideal é um copo 30 minutos antes de deitar.

Chá de camomila

A bebida não contém a cafeína encontrada nos chás tradicionais e tem um efeito calmante sobre o corpo. Além disso, um líquido quente antes de dormir pode aumentar o calor do corpo e deixá-lo sonolento.

Cereja

A saborosa frutinha é outra fonte de melatonina. Pode ser consumida fresca como sobremesa ou em forma de suco junto com o jantar.

Couve

Composta por magnésio, trabalha o relaxamento muscular e ajuda o corpo a deixar de lado as tensões do dia para descansar.

Alface

Também constituída de triptofano, a verdura pode ser consumida na última refeição do dia em saladas, na forma de chá ou até suco.

Chocolate amargo

Além de saboroso, o doce contém serotonina, que relaxa a mente e o corpo. Mas apenas sua versão amarga tem esse efeito.

 

Veja Também