Nada de desperdício; confira dicas para aproveitar as sobras da ceia de Natal

Alimentos que não ficaram expostos à mesa durante a noite podem se tornar pratos para refeições e lanches.

Postado em: 25-12-2019 às 10h56
Por: Nielton Soares
Imagem Ilustrando a Notícia: Nada de desperdício; confira dicas para aproveitar as sobras da ceia de Natal
Alimentos que não ficaram expostos à mesa durante a noite podem se tornar pratos para refeições e lanches.

Nielton Soares

Com os preços mais altos de muitos alimentos das festas de fim de ano, como a própria carne, o conselho é não desperdiçar. Por isso, é possível montar outros pratos com as sobras da ceia de Natal, do dia 24, para além do almoço do dia 25; confira. 

Continua após a publicidade

Arroz

Com o arroz que sobrou nas panelas é possível se fazer tortas. A receita aproveita ainda partes do peru no recheio ou outro alimento de preferência. Além disso, há a opção de preparar os tradicionais bolinhos de arroz, que ficam crocantes. 

Peru

A carne da ave pode ser aproveitada para se transformar em sanduíches, que é muito prático e pode ser servido como almoço no trabalho ou mesmo lanche. 

Carne bovina

Já com as sobras de carne, vilã do preço alto neste período, seja moída, assada, do churrasco ou até carne-seca, há vários pratos com ingredientes simples e fácil de preparar como arroz de forno com carne moída; bolinho de arroz com carne moída; escondidinho com sobra de carne assada; arroz carreteiro de carne assada; croquete de carne; macarronada de carne moída, dentre outros.

Frutas

A casca da melancia pode se usada como salpicão com frango ou chester, tornando-se uma refeição. Com outras frutas podem ser feitos sucos, incluindo a casca do abacaxi. 

Armazenagem

A dica importante é em relação ao armazenamento dos alimentos, evitando aproveitar alimentos que ficaram expostos durante a noite. Os alimentos que precisam ser reaquecidos devem ir para a panela ou micro-ondas, porém devem se evitar aquecer muitas vezes o mesmo alimento. 

 

Veja Também