Quarta-feira, 12 de agosto de 2020
GOIÂNIA-GO
{{tempo.temperatura}}°

Gastronomia

Nesta quarta (8) se comemora o dia do padeiro; profissional conta sua história e ensina receita

Postado em: 08-07-2020 às 13h10
O "pãozinho" feito por esses profissionais é consumido em 98,7% dos lares brasileiros. Somente na rede em que o padeiro Jeferson trabalha é produzido cerca de 1,6 toneladas de pão francês por dia, além de outras variedades - Foto: Reprodução

Marcella Vitória

O dia do padeiro é comemorado no dia 8 de julho. Em período de isolamento social, muitos desses profissionais não puderam parar e continuaram produzindo o pão, um dos alimentos mais consumidos no cotidiano das pessoas. 

Segundo pesquisa da consultoria Kantar para a Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi), o pão é consumido por 98,7% dos lares brasileiros, seja de padaria ou industrializado.

A associação percebeu ainda que, em março deste ano houve um aumento de 15% nos produtos industrializados e no volume comercializado, mesmo período em que parte da população temeu a escassez de produtos por causa da quarentena.

Trabalho

O profissional Jeferson dos Santos Oliveira, de 22 anos, veio de Bahia para Goiás em busca de um emprego. Ele conta que uma vaga no supermercado chamou sua atenção. Assim, Jeferson conseguiu o trabalho e entrou na profissão há dois anos, como auxiliar de padaria. Há um ano ele se tornou padeiro. 

Atualmente ele atua na loja Armazém, em uma rede de supermecados de Goiânia. “Durante esses dias de quarentena percebi ainda mais como meu trabalho é importante. Sou grato por ter aprendido essa profissão”, relata.

O jovem revela que aprendeu tudo no emprego que conseguiu. Em casa, ele prefere fazer salgadinhos do que pão. “Meus presentes de aniversários têm sido fazer salgadinhos para os amigos mais próximos. As minhas coxinhas e meus enroladinhos têm conquistado todos eles”, alega.

Profissão 

Apenas em Goiás, há cerca de duas mil padarias e confeitarias espalhadas nos municípios goianos. Somente na rede que Jeferson trabalha, é produzido 1,6 toneladas de pão frânces por dia, além de 120 variedades de pães doces e salgados. O pão mais consumido pelos goianos é o francês, seguido do pão de queijo, pão de forma e pão de francês integral. 

Confira uma receita de pão do padeiro Jeferson 

Foccacia de presunto e queijo

Ingredientes da massa

400 g de farinha de trigo

20 g de açúcar

5 g de sal

2 temperos em pó

10 g de fermento (seco)

5 g de manjericão

Um fio  de azeite

1 ovo ou 60 gramas de ovo em pó

Ingredientes do recheio

1 molho de tomate

200 g de queijo muçarela

0,200 g de presunto

2 Tomates cortados em rodelas

1 Pimentão cortado

1 Cebola

Orégano à gosto 

Modo de fazer: 

Abra a massa e coloque o recheio. Levar ao forno por no máximo 20 min, temperatura 150 °C.  

 

Seja o primeiro a comentar

Fazer comentário

Acesse sua conta para comentar, é rápido e gratuito.

Inscreva-se na newsletter e receba

conteúdo exclusivo

Digite aqui o que deseja pesquisar