10 comidas típicas de Goiás

As comidas típicas goianas são as mais gostosas e bem servidas do Brasil - Foto: Reprodução

Postado em: 29-10-2020 às 08h51
Por: Raphael Bezerra
Imagem Ilustrando a Notícia: 10 comidas típicas de Goiás
As comidas típicas goianas são as mais gostosas e bem servidas do Brasil - Foto: Reprodução

Luan Monteiro

As comidas típicas de Goiás são as mais gostosas do Brasil.
E não é exagero, se você não conhece, você deveria visitar alguma cidade goiana
e provar essas delícias.

Além do sabor, a peculiaridade é marca registrada da
gastronomia do Estado. Do “pit-dog” a pamonha, do empadão goiano ao arroz com
rapa. Confira a nossa lista de melhores comidas típicas de Goiás.

Continua após a publicidade

1 – Empadão Goiano

O empadão goiano é a típica comida de vó, primo da torta de frango, o empadão tem uma massa fininha embaixo, mediana em cima e levemente queimada nas laterais. Já o recheio é feito com frango desfiado, azeitona, pedacinhos de linguiça caseira e a Gueroba, ingrediente típico de Goiás.

2 – Panelinha

A panelinha é um risoto rústico, feito com arroz normal, carne ou frango e temperos a gosto como pimenta do reino, açafrão e pequi. É um dos melhores e mais populares pratos da culinária goiana.

3 – Pamonha

A pamonha é muito mais que um prato típico, é uma tradição. Nada mais normal que se comer uma pamonha em um dia chuvoso, é algo que grande parte dos goianos fazem. Muitas famílias tem suas receitas, mas quem não tem, compra. Goiânia tem milhares de pamonharias e a grande maioria está sempre lotada. O prato a base de milho com um queijo no meio, nas versões doce e salgada, ou uma linguiça, na versão a moda, é o queridinho dos goianos.

4 – Biscoito de Queijo

Os mineiros tem o pão de queijo, e os goianos tem o melhor biscoito de queijo desse Brasil. A massa crocante que quebra ou esfarela quando mordida, o recheio farto e mole, além do sabor que só o ovo caipira adciona. Quem tem uma tia ou avó goiana sabe.

5 – X-tudo de pitdog

Não se sai de uma balada sem passar em um pitdog antes de ir para casa. Os pitdogs são pequenas lanchonetes de rua que em grande maioria ficam abertas até o amanhecer. É algo típico goiano e com várias opções, a mais famosa delas é o x-tudo que leva hambúrguer, bacon, ovo, salsicha, queijo,milho, batata palha e salada. Além disso tudo, caso você queira, pode ser adcionado abacaxi, cebola e purê de batatas, e vai por mim, você vai querer adcionar. 

6 – Arroz com pequi

O pequi é o ingrediente mais aguardado do estado, o que todos compram e guardam para não ficar sem. Uma das comidas mais amadas pelo goiano, o pequi é um fruto típico do cerrado e muito utilizado na culinária goiana. Ele é feito mais tipicamente no arroz. O fruto por si só já é maravilhoso, mas junto ao arroz, quando seu sabor passa para ele, o pequi se torna uma divindade. Pequi é “bão de mais”. 

7 – Galinhada

A galinhada existe em todos os lugares do país, mas nenhuma se compara a de Goiás. O sabor é universal, e quando adicionado o pequi ou a gueroba, ele se torna insuperável. É algo que você experimenta em Goiás e nunca mais quer comer em outro lugar. 

8 – Arroz com rapa

Em outros lugares as pessoas ficam chateadas quando o arroz dá uma leve queimada, mas não em Goiás. Aqui, não há nada melhor que do que a “rapa” do arroz queimado. O sabor fica de outro nível, e muitas vezes preferimos a rapa do que o arroz cozido da forma correta.

9 – Carne com quiabo

O quiabo é renegado em muitos lugares, mas em Goiás ele é uma especiaria. Isso porque o molho de carne com quiabo é uma das melhores comidas típicas do estado. A receita é simples: cozinhe carne picada em cubos, tiras de quiabo e temperos apimentados. O prato é tão famoso e querido que se tem até um espaço reservado para o arroz com quiabo nos self-services do estado. No acompanhamento, o indicado é um arroz branco, de preferência com rapa.

10 – Pastel de feira com salada

Pastel de feira é uma comida clássica, sempre que se tem uma feira em seu bairro, você vai lá comer um dos mais de 30 sabores e combinações. O meu favorito é o de carne com pequi com uma salada bem servida. O pastel só fica melhor quando se tem um caldo de cana bem geladinho para acompanhar, sem contar a massa frita para se petiscar.

Veja Também