Quinta-feira, 28 de março de 2024

Confira seis receitas saudáveis com abóbora para celebrar o Halloween em casa

Com 90% de sua composição sendo água, alto teor de fibras e baixo teor calórico, a abóbora mantém a saciedade por mais tempo| Foto: Reprodução

Postado em: 30-10-2020 às 14h05
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Confira seis receitas saudáveis com abóbora para celebrar o Halloween em casa
Com 90% de sua composição sendo água, alto teor de fibras e baixo teor calórico, a abóbora mantém a saciedade por mais tempo| Foto: Reprodução

Da Redação

O Dia das Bruxas, celebrado no próximo sábado (31 de outubro), é conhecido por ser uma data em que as pessoas se divertem com decorações, brincadeiras, fantasias e várias receitas. Mesmo que não seja ainda tão propagada no Brasil, essa comemoração – tradicional nos Estados Unidos e com origem na Europa – vem ganhando força por aqui nos últimos anos.

Um dos destaques do Halloween é a abóbora, que pode aparecer em decorações ou em receitas especiais. Com 90% de sua composição sendo água, alto teor de fibras e baixo teor calórico, a abóbora mantém a saciedade por mais tempo e diminui a sensação de fome entre as refeições. Segundo David Wiener, especialista em nutrição do Freeletics, aplicativo líder em exercícios físicos e estilo de vida com uso de inteligência artificial, a abóbora é uma das melhores fontes de beta-caroteno, importante antioxidante que protege contra asma e doenças cardíacas.

Continua após a publicidade

Pensando nisso, O Hoje listou seis receitas saudáveis com abóbora para celebrar o Halloween em casa e aproveitar ao máximo os benefícios desse superalimento. Confira!

Muesli de abóbora apimentada

Ingredientes

2 porções

150g de abóbora

20g de sementes de linhaça moídas

50g de sementes de soja ou flocos de soja (sem sal)

20g de avelãs picadas

100ml de leite de amêndoa (não açucarado)

1 pitada de noz-moscada ralada

1 pedaço de canela em pó

1 pitada de gengibre em pó

Modo de preparo

Ferva água em uma pequena panela; Corte a abóbora em cubos e cozinhe por cerca de 15 minutos; Drene a abóbora e amasse-a com um garfo, enquanto mistura o leite de amêndoas e as especiarias; Acrescente os outros ingredientes e deixe descansar durante a noite.

Abóbora assada com molho de ricota

Ingredientes

2 porções

400g de abóbora

10g de gengibre ralado

1 dente de alho picado

1 colher de chá de azeite

250g de ricota com baixo teor de gordura

1 colher de sopa de manteiga de caju natural

1/2 colher de sopa de canela em pó

1/2 colher de sopa de flocos de pimenta

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno a 180 °C. Cubra uma assadeira com papel alumínio; Descasque a abóbora, corte-a em fatias com aproximadamente 2 cm. Misture com o óleo de côco, gengibre ralado, alho picado, flocos de canela e pimenta em uma tigela grande. Tempere com sal e pimenta à gosto; Coloque as fatias de abóbora na forma e asse na grade do meio por cerca de 30 minutos; Misture a ricota com suco de limão ou limão siciliano e com a manteiga de castanha de cajú e mergulhe as fatias de abóbora.

Abóbora cozida com couve e pedaços de pão

Ingredientes

2 porções

200g de abóbora

100g couve

80g de queijo de cabra

1/4 de romã

½ fatia de pão integral

10g de avelãs

1/2 limão (suco)

1/2 colher de chá de mel ou de xarope de bordo

1/2 colher de chá de mostarda Dijon

1 colher de chá de óleo de avelã

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno a 180 °C. Cubra uma assadeira com papel alumínio; Fatie o pão e a abóbora em pedaços de aproximadamente 1 cm. Misture ambos na tigela com metade do óleo de avelã e uma pitada de sal. Leve ao forno e asse na grade do meio por cerca de 25 minutos até dourar; Aqueça uma panela. Torre as avelãs por cerca de 4 minutos em fogo médio; Corte a romã na porção necessária, segure sobre uma tigela e aperte suavemente até que as sementes saiam. Remova a pele branca; Misture o óleo restante, o suco de limão, o mel/xarope de bordo e a mostarda para criar o molho. Tempere com flocos de pimenta, sal e pimenta à gosto. Triture o queijo de cabra e a couve e, em seguida, misture com os outros ingredientes.

Abóboras picantes de massa marzipan

Ingredientes

200g (2 xícaras) de farinha de amêndoas

100g (½ xícara) de purê de abóbora, sem açúcar

50 ml (¼ xícara) de xarope de bordo

½ colher de chá de canela em pó

¼ colher de chá de cravo-da-índia moído

¼ colher de chá de noz moscada

12 – 15 cravos-da-índia com o talo

Modo de preparo

Combine todos os ingredientes em uma tigela e misture bem. Com as mãos, amasse a mistura por vários minutos até obter uma massa suave de marzipan; Retire uma colher de sopa de marzipan e faça uma bolinha com as mãos. Usando uma faca afiada, faça 6 cortes rasos, na vertical, nas laterais. Suavize as bordas para deixar o topo igual ao da abóbora. Coloque um cravo-da-índia no topo como se fosse o caule. Repita com o restante da massa marzipan.

Grão-de-bico com abóbora ao curry

Ingredientes

250g de abóbora

100g de grão-de-bico cozidos

100g de tomates picados

200ml leite de côco com baixo teor de gordura

10g de gengibre picado

1/2 colher de chá de curry em pó

1 pitada de chili

1/4 de um punhado de coentro fresco

Modo de preparo

Descasque e corte a abóbora em cubos de aproximadamente 1 cm; Aqueça os tomates picados e o leite de côco em uma panela. Adicione a abóbora, o grão-de-bico, o gengibre e o curry e deixe ferver. Em seguida, baixe o fogo e cozinhe por cerca de 30 minutos, mexendo de vez em quando; Sirva polvilhado com coentro picado.

Tigela de abóbora com banana e avelãs

Ingredientes

Para a tigela

1 abóbora grande

1 colher de sopa de óleo de coco

Para o recheio

3 colheres de sopa bem cheias de iogurte de soja

1 banana grande

2 colheres de manteiga de avelã

1 punhado de avelãs

2 colheres de sopa bem cheias de sementes de cânhamo

3 colheres de sopa bem cheias de flocos de coco

1 pitada de canela

Mel

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno a 180 °C; Cubra a assadeira com papel alumínio; Lave abóbora, corte-a ao meio e remova as sementes, deixando-a igual a uma tigela; Regue com óleo de coco e coloque na bandeja de assar por 30-40 minutos, ou até que o miolo esteja macio; Enquanto a abóbora estiver no forno, corte as avelãs e torre em uma panela por 10 minutos, ou até que elas fiquem douradas, junto com as sementes de cânhamo e os flocos de coco; Tire a abóbora do forno e recheie com os ingredientes, como se fosse sua tigela usual de café da manhã – coloque as colheres de iogurte de soja, adicione a banana picada, cubra com manteiga de avelã e mel e complete com as avelãs, sementes de cânhamo e flocos de coco torrados. 

Veja Também