CCJ aprova projeto que beneficia mulheres na carreira militar

Ele seguirá por votação em plenário da Alego, sendo aprovado pela maioria dos parlamentares o veto aguardará sanção do governador Ronaldo Caiado

Postado em: 02-05-2019 às 13h44
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: CCJ aprova projeto que beneficia mulheres na carreira militar
Ele seguirá por votação em plenário da Alego, sendo aprovado pela maioria dos parlamentares o veto aguardará sanção do governador Ronaldo Caiado

Da Redação

Foi aprovado nesta semana pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) o projeto de autoria do deputado Delegado Humberto Teófilo (PSL), que destina 20% das vagas dos concursos públicos da PM e do Corpo de Bombeiros para mulheres.

Continua após a publicidade

O projeto de lei que reconhece a necessidade de garantir maior acesso às mulheres, quanto possível, nas carreiras policiais (militares, civis, agentes prisionais, corpo de bombeiros). Atualmente, quanto aos militares há uma previsão de 10% (dez por cento) das vagas nos concursos públicos.

O parlamentar acredita que as mulheres são aptas a atuarem em várias profissões. “A carreira militar é comumente associada a homens, fato que é fruto de um contexto histórico que diferenciava as ocupações laborais por gênero. Contudo, percebe-se que, na contemporaneidade, tal distinção demonstra-se ultrapassada, uma vez que as mulheres já provaram que são extremamente capazes de atuar em diversas carreiras, inclusive nas militares.”

“Acreditamos que majorar tal quantitativo, aumentando para uma cota mínima de 20% (vinte por cento), configura uma forma de assegurar acesso cada vez mais democrático a tal gênero, que enfrenta uma luta diária por reconhecimento, respeito e direitos iguais”, disse Teófilo. O projeto seguirá por votação em plenário, sendo aprovado pela maioria dos parlamentares o veto aguardará sanção do governador Ronaldo Caiado (DEM).

 

Veja Também