Putin espera que situação interna nos EUA permita reunião

Putin comentou que a Rússia tem interesse em "desenvolver, aprofundar e normalizar as relações com os EUA mediante diversos instrumentos, inclusive reuniões pessoais" entre os governantes

Postado em: 09-06-2018 às 10h40
Por: Kamilla Lemes
Imagem Ilustrando a Notícia: Putin espera que situação interna nos EUA permita reunião
Putin comentou que a Rússia tem interesse em "desenvolver, aprofundar e normalizar as relações com os EUA mediante diversos instrumentos, inclusive reuniões pessoais" entre os governantes

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, considerou útil realizar uma reunião com o governante americano, Donald Trump, mas deixou claro que a concretização do encontro depende da situação política nos Estados Unidos.

“Temos nos reunido com o presidente dos Estados Unidos durante eventos internacionais. Claro que é insuficiente para tratar as relações russo-americanas. Em geral, acredito que essa reunião seria útil. A questão é que a situação política interna nos EUA permita a sua realização”, disse chefe do Kremlin em entrevista à televisão estatal “Rossia” exibida neste sábado.

Continua após a publicidade

As declarações do líder russo são divulgadas um dia após o jornal americano “The Wall Street Journal” ter noticiado que Putin pediu ao chanceler austríaco, Sebastian Kurz, a mediação deste assunto perante a Casa Branca.

Putin comentou que a Rússia tem interesse em “desenvolver, aprofundar e normalizar as relações com os EUA mediante diversos instrumentos, inclusive reuniões pessoais” entre os governantes de ambos países. Mas, ao mesmo tempo, lembrou que Trump também prometeu melhorar as relações com a Rússia durante a campanha eleitoral.

“Uma das promessas (feitas por Trump) foi melhorar as relações russo-americanas. Acredito em que isso seja cumprido. De qualquer maneira, estamos prontos para isso. A bola está no lado americano”, afirmou Putin.

Neste sentido, o líder russo elogiou Trump por cumprir as promessas que fez durante a campanha eleitoral.

“É possível interpretar de diferentes maneiras as decisões tomadas pelos EUA e pelo presidente. Mas há uma circunstância à qual já me referi: Trump cumpre as promessas que fez durante a campanha eleitoral. Ele é muito reflexivo. Sabe escutar e reage aos argumentos do interlocutor. Isto me dá motivos para pensar que o diálogo pode ser construtivo”, disse Putin sobre Trump. 

Fonte: EFE

Veja Também