Ato pró-democracia reúne estudantes e torcidas organizadas no próximo domingo, em Goiânia

A manifestação é parte dos movimentos que se contrapõem a atos antidemocráticos que pedem o fechamento do Supremo Tribunal Federal (STF), ataques à imprensa e volta da ditadura militar. Foto - DCE-UFG

Postado em: 02-06-2020 às 10h50
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Ato pró-democracia reúne estudantes e torcidas organizadas no próximo domingo, em Goiânia
A manifestação é parte dos movimentos que se contrapõem a atos antidemocráticos que pedem o fechamento do Supremo Tribunal Federal (STF), ataques à imprensa e volta da ditadura militar. Foto - DCE-UFG

Marcella Vitória 

As três principais torcidas organizadas do Estado – Atlético Goianiense, Goiás e Vila Nova – convocaram para Ato Democracia — União das Torcidas, a ser realizado no próximo domingo (7) às 14 h na Praça Cívica, em Goiânia. A ação segue exemplo do protesto realizado na Avenida Paulista, em São Paulo, no último domingo (31).

A convocação chama as torcidas Vila Metal (Vila Nova), Dragão Antifascista (Dragão) e Esmeraldinos Antifas (Goiás) a participarem do protesto com uso obrigatório de máscara, sem violência e com respeito a rivais do time. 

Continua após a publicidade

A manifestação é parte dos movimentos que se contrapõem a atos antidemocráticos que pedem o fechamento do Supremo Tribunal Federal (STF), ataques à imprensa e volta da ditadura militar. 

Grande repercussão

O convite para a manifestação partiu do estudante universitário Felipe Souza, através das redes sociais. Em poucas horas, a postagem tinha mais de 1.200 compartilhamentos. 

Ao ver o engajamento, o Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal de Goiás (DCE-UFG) se uniu ao estudante para atuar junto na manifestação. Segundo Luciana Rodrigues de Oliveira, tesoureira do DCE-UFG e com experiência em organização de atos, poucas vezes ela viu uma manifestação prévia tão grande. 

Antifascismo

Segundo Felipe, as pautas do movimento são: lutar contra o racismo, antifascismo e dar voz ao movimento negro. “E queremos aproveitar o momento para lembrar as pessoas que ainda vivemos a pandemia do novo coronavírus e estamos sem ministro da Saúde desde a saída de Teich. Há quase um mês Bolsonaro está sem falar seriamente da Covid-19”.

O estudante lamenta o cenário de pandemia que a manifestação será realizada, mas diz ser por um bem maior. “Pensando nessa situação, estamos levantando doações de máscara para levar e dar a quem não tenha. Teremos, também, várias pessoas orientando, dando álcool em gel, mantendo o distanciamento para não contribuirmos com a contaminação. Além da manifestação, nosso foco é não contribuir para disseminação”, declara. 

Veja Também