Caso seja candidato, prefeito Iris Rezende enfrenta 53% de rejeição

Levantamento do instituto FoxMappin revela que 52,74% dos entrevistados afirmaram que não votariam em Iris Rezende em eventual candidatura à reeleição| Foto: Reprodução

Postado em: 08-07-2020 às 06h00
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Caso seja candidato, prefeito Iris Rezende enfrenta 53% de rejeição
Levantamento do instituto FoxMappin revela que 52,74% dos entrevistados afirmaram que não votariam em Iris Rezende em eventual candidatura à reeleição| Foto: Reprodução

Venceslau Pimentel

Pesquisa do instituto FoxMappin – Pesquisa de Opinião e Mercado, do grupo O Hoje, sobre intenção de voto para as eleições municipais de 2020, aponta que 52,74% dos entrevistados responderam que não votariam no prefeito de Goiânia, Iris Rezende (MDB). Já 31,34% disseram que votariam no emedebista; e 15,92%, talvez.

O levantamento ouviu 785 pessoas e foi realizado na capital, entre os dias 9 a 19 de junho de 2020, com o objetivo de consulta à população sobre o desempenho do Prefeito de Goiânia em amplo aspecto. O procedimento utilizado na realização da pesquisa partiu do universo de 1.516.113 habitantes, conforme censo demográfico estimado do IBGE, distribuídos proporcionalmente entre as sete macrorregiões do município (Centro/Sul/Norte/Noroeste/Oeste/Sudoeste/Leste).

Continua após a publicidade

O FoxMappin também quis saber dos entrevistados se apoiariam o nome indicado por Iris Rezende, caso ele não venha a disputar a reeleição. Do universo das pessoas ouvidas, 45,35% responderam talvez; 39,11%; não; e 15,54%, sim.

Na pesquisa, o instituto utilizou amostras estratificadas segundo sexo, faixa etária acima de 18 anos e ocupação/nível econômico, a partir de coleta telefônicas, com formulário digital enviado a grupos específicos e segmentados, num total de 192 bairros/setores que compõem o município de Goiânia.

A amostra representa nível de confiança de 95% para uma margem estimada de erro de 3% para os resultados gerais, para mais ou para menos. Para a seleção da amostra, conforme o instituto, foi utilizado o método de amostragem estratificada proporcional.

Conforme o mapeamento das sete macrorregiões homogêneas, segundo o IBGE, considerou-se esta divisão geográfica como primeira estratificação. Dentro de cada macrorregião, agruparam-se os bairros/setores mais populosos, procedendo-se à estratificação proporcional final da amostra através do método PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho), considerando a população com 18 anos ou mais residente e/ou votantes nos bairros como base para essa seleção.

Em paralelo, a seleção dos entrevistados dentro das localidades foi feita utilizando-se quotas amostrais proporcionais, em função das variáveis: sexo, faixa etária, nível econômico (ocupação/atividade). Os respondentes residem e/ou votam nas macrorregiões de Goiânia: 48,54% – Centro/Sul; 17,45% – Noroeste/Oeste (periférica) e 34,01% – Norte/Sudoeste/Leste, totalizando 192 bairros pesquisados.

Tradição familiar

“Um ponto relevante é que apesar das queixas, muitas pessoas avaliam positivamente o mandato de Iris, apesar de afirmarem não votar no mesmo novamente, ainda assim, votariam em candidato indicado por ele”, destaca o instituto de pesquisa, apontando que um grande índice de entrevistados respondeu que o prefeito deveria se aposentar.

Outro ponto observado, de maneira intrínseca, “é que muitos respondentes afirmaram espontaneamente que votam em Iris por tradição de família, deixando claro o voto no sentido emocional”.

A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral, sob o nº GO06124/2020, em cumprimento ao que dispõe o artigo 33º e seus §§ 1º e 2º da Lei nº 9.504/97, assim como o artigo 10º da Resolução TSE nº 23.600/2019. (Especial para O Hoje) 


Veja Também