Ministério Público cumpre operação contra fraudes em licitações em Goiânia e Aparecida

Os agentes cumprem mandados na Prefeitura de Goiânia, Prefeitura de Aparecida de Goiânia, Secretaria Municipal de Assistência Social, Comurg e Sesc| Foto: Reprodução

Postado em: 12-08-2020 às 09h30
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Ministério Público cumpre operação contra fraudes em licitações em Goiânia e Aparecida
Os agentes cumprem mandados na Prefeitura de Goiânia, Prefeitura de Aparecida de Goiânia, Secretaria Municipal de Assistência Social, Comurg e Sesc| Foto: Reprodução

Eduardo Marques

Equipes do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), com o apoio da Polícia Militar (PM), realizam na manhã desta quarta-feira (12) uma operação contra fraude em licitação e outros crimes. Os agentes cumprem mandados na Prefeitura de Goiânia, Aparecida de Goiânia, na Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) e no Serviço Social do Comércio (Sesc). 

O Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) informou que são cumpridos 8 mandados de prisão (2 preventivas e 6 temporárias) e 17 mandados de busca e apreensão que estão sendo cumpridos na casa de 8 pessoas físicas, 4 pessoas jurídicas e 5 órgãos públicos. No Paço, as viaturas estão localizadas no fundo do prédio e os servidores aguardam a conclusão da ação do lado de fora.

Continua após a publicidade

Em nota, a Prefeitura de Goiânia disse que não é alvo da operação que ocorreu na manhã desta quarta-feira nas sedes da Comurg, Semas e Semad. A investigação visa obter informações sobre um grupo de empresas suspeito de fraudar licitações no período de 2009 a 2015. A prefeitura ressalta ainda toda disposição para contribuir com o trabalho investigativo.

Também por nota, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia informa que não é alvo da operação do Ministério Público de Goiás (MP-GO). O alvo da operação do Gaeco são empresas que participam de licitações em órgãos públicos e que a prefeitura foi acionada para repassar informações e documentos e, portanto, está colaborando com as investigações.

Em nota, o Sesc afirmou que foi acionado na manhã desta terça-feira (12), para colaborar com o Ministério Público com o repasse de informações e documentos. De acordo com o comunicado, foi solicitada uma cópia de um processo específico de compra de cestas básicas, que por decisão administrativa o processo foi cancelado, ou seja, o processo não teve seguimento e a compra não foi efetuada. Não havendo assim, tal envolvimento.

“Vale ressaltar que são investigadas empresas que participaram do processo de licitação, o que não faz jus ao Sesc. O Sesc não é um órgão público e sim uma instituição privada e possui regulamentos próprios de contratação. O Sesc Goiás é uma instituição com rigoroso processo de controle de compras e, não existe nenhuma possibilidade de desvios e continuará colaborando com as investigações”, diz a nota. 

 

Veja Também