Quinta-feira, 28 de março de 2024

Novo Software otimiza tratamento multidisciplinar do Autismo

Lançamento do livro 'Análise do Comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista' será nesta sexta-feira (23), às 17h30, no Instituto Goiano de Análise do Comportamento

Postado em: 22-11-2018 às 14h45
Por: Guilherme Araújo
Imagem Ilustrando a Notícia: Novo Software otimiza tratamento multidisciplinar do Autismo
Lançamento do livro 'Análise do Comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista' será nesta sexta-feira (23), às 17h30, no Instituto Goiano de Análise do Comportamento

(crédito: Valéria Fleury)

Da Redação

Profissionais que trabalham como Transtorno do Espectro Autista (TEA) terão a oportunidade de conhecer e testar o ABA+, um software facilitador da integração e supervisão das terapias utilizadas cotidianamente no tratamento do TEA. A ferramenta visa eliminar a papelada usada pela equipe multidisciplinar, otimizar o tempo e aumentar a eficácia do tratamento. O ABA+ acaba de chegar ao mercado e será apresentada nesta sexta-feira (23), às 17h30, no Instituto Goiano de Análise do Comportamento, durante o lançamento do livro Análise do Comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista, organizado pelas pesquisadoras Ana Carolina Sella e Daniela Ribeiro. A entrada é franca.

Continua após a publicidade

Os criadores do ABA+ são a professora universitária Sandra Paro e o analista de sistemas Vinícius Reis, pais da Valentina, uma criança autista de 5 anos. Eles tiveram a ideia de criar essa ferramenta para que a filha, assim como todos os pacientes com TEA, pudessem ter seu desenvolvimento e ganho de autonomia mais acelerados. Eles perceberam a necessidade de se criar uma ferramenta tecnológica que auxiliasse a equipe multiprofissional que cuida de autistas após constatar que todo o controle das informações, elaboração de relatórios e sugestões de intervenções são feitos manualmente.

Desenvolvido com base na terapia Análise do Comportamento Aplicada (ABA) e disponível para desktop, Android e IOS, o ABA+ é direcionado aos terapeutas que trabalham com a ciência ABA. O sistema foi visualmente projetado de forma totalmente responsiva e otimizada ao toque e conta com interfaces dinâmicas. A equipe terapêutica, mediada pelo ABA+, terá a oportunidade de, frequentemente, reavaliar seus programas de objetivos e, de forma personalizada, atender às demandas específicas de cada paciente, mais aceleradamente. 

Partindo desses princípios que o ABA+ foi desenvolvido. As metas, objetivos e programas de ações sugeridos pelos profissionais envolvidos no tratamento, dificilmente serão atingidos com a agilidade proporcionada pelo software. O que há de mais importante é a ideia de trazer maior coesão à equipe de terapeutas. Entretanto, mesmo havendo toda a integração da equipe, o ABA+ dispõe perfis diferentes para cada tipo de usuário.

O software foi desenvolvido sob a consultoria e constante supervisão de profissionais especialistas na terapia ABA. A principal consultora do projeto é a psicóloga Leana Bernardes, mestra em análise do comportamento e que atualmente está nos Estados Unidos aprofundando seus conhecimentos.  O ABA+ constitui-se numa aplicação desenvolvida em arquitetura web e visa justamente dar suporte à toda equipe terapêutica envolvida no atendimento de pessoas portadoras do TEA. 

SERVIÇO

Lançamento do software ABA+ e do livro Análise do Comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista

Data / horário: 23 de novembro (sexta), às 17h

Local: Instituto Goiano de Análise do Comportamento (Rua 24 com Rua 15, Setor Marista).

Entrada franca. 

 

Veja Também