Começa hoje a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Entre os dias 21 e 28 de agosto, a Apae e Câmara Municipal de Goiânia promovem eventos para conscientização sobre o tema

Postado em: 21-08-2019 às 16h02
Por: Leandro de Castro Oliveira
Imagem Ilustrando a Notícia: Começa hoje a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
Entre os dias 21 e 28 de agosto, a Apae e Câmara Municipal de Goiânia promovem eventos para conscientização sobre o tema

Ingryd Bastos

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) promove entre os dias 21 e 28 de agosto, uma série de atividades para celebrar a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. A ação acontece em todo Brasil. 

O objetivo da mobilização é conscientizar e informar a sociedade sobre a importância de inclusão desse grupo. O tema principal desse ano é “Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas”. 

Continua após a publicidade

A Câmara Municipal de Goiânia também vai oferecer durante, esses dias, palestras com especialistas e audiência onde deverão ser discutidas políticas públicas relativas ao assunto. O evento é aberto ao público e os interessados podem  se cadastrar no site parlamento goianiense para participar.

Preconceitos

A Semana Nacional da pessoa com deficiência intelectual e múltipla foi instituída no ano de 1964, com o objetivo de esclarecer a condição dessas pessoas e colaborar para a desconstrução de preconceitos, divulgação de necessidades e a participação da sociedade  para reflexão e inclusão.

A pessoa com deficiência tem uma limitação corporal ou mental que pode afetar aspectos de seu comportamento, que lhe dão um perfil peculiar. No entanto, são pessoas que sentem, pensam e criam, então devem ser tratados com igualdade, de acordo com a especialista em neurociência Ana Luiza Matos Lopes.

O preconceito e as diversas formas de rejeição que a pessoa com deficiência intelectual e múltipla sofrem agravam o problema, que poderia ser resolvido ou pelo menos amenizado. Ana Luiza afirma que a rejeição pode iniciar na família, com as dificuldades dos pais em aceitar os filhos com suas necessidades. “Crianças que recebem o incentivo carinhoso e a estimulação necessária dentro de casa, durante toda vida tendem a ter atitudes positivas nos processos de desenvolvimento e aprendizagem”, explica a especialista.

Inscrições Apae Goiânia: www.sympla.com.br/apaedegoiania

Para mais informações: 3226-8000

 

Veja Também